João Pessoa
Feed de Notícias

Estado celebra Dia Mundial da Doação de Leite Humano

terça-feira, 15 de maio de 2012 - 16:55 - Fotos:  Kleide Teixeira/Secom-PB

Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

O Centro Estadual de Bancos de Leite Humano Anita Cabral, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nesta terça-feira (15) as comemorações alusivas ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Em João Pessoa, a celebração aconteceu no auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), com apresentação do grupo teatral Sorriso Aberto, da Fundação Cidade Viva. Foram distribuídos kits sobre amamentação para as cerca de 30 mães que participaram do evento.

As comemorações vão até a próxima sexta-feira (18), com ações de conscientização sobre o aleitamento materno e distribuição de brindes nos 22 serviços oferecidos pelo Estado, sendo seis Bancos de Leite Humano e 16 postos de coleta em vários municípios da Paraíba. O Dia Mundial da Doação de Leite Humano é de intensa mobilização social, voltada para unir a sociedade em favor da voluntariedade e ajuda, em forma de doação de leite materno.

Os Bancos de Leite Humano (BLHS) são centros especializados, responsáveis pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta do excedente do leite humano das lactantes. As unidades exercem também o processamento e controle de qualidade do leite humano doado e distribuído para cerca de 180 leitos neonatais do Estado da Paraíba, atendendo bebês prematuros, de baixo peso, favorecendo a recuperação da saúde das crianças.

Os BLHS têm se configurado como um dos mais importantes elementos estratégicos da política pública em favor da amamentação e redução da mortalidade infantil, que é uma das prioridades do Governo da Paraíba.

Foto: Kleide Teixeira/Secom-PB

Primeiro lugar no Nordeste – A Paraíba ocupa, atualmente, o 1º lugar na região Nordeste em número de serviços pertencentes à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. São 22 serviços oferecidos, entre os quais, seis Bancos de Leite Humano e 16 postos de coleta. Os investimentos da Secretaria de Estado da Saúde, junto à Rede Estadual de Bancos de Leite Humano, ampliaram em mais de 30% a coleta em 2011, com quatro novos postos no Estado.

Somente no ano passado, foram coletados mais de cinco mil litros de leite humano na Paraíba, doados por mais de 5.300 mulheres. Os atendimentos chegaram próximo aos seis mil bebês receptores.