João Pessoa
Feed de Notícias

Estado cede equipamentos para quatro cooperativas de garimpeiros

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010 - 18:06 - Fotos: 

Quatro martelos pneumáticos manuais, dois rompedores e três computadores estão sendo cedidos pelo Governo do Estado às cooperativas de garimpeiros dos municípios paraibanos de Várzea, Junco do Seridó e entorno, Pedra Lavrada e entorno e Nova Palmeira. Os termos de cessão foram assinados na quinta-feira (14) pelos dirigentes das cooperativas e representantes do Governo, em solenidade realizada na sede da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

A solenidade foi aberta pelo titular da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (SETDE), Edivaldo da Nóbrega, que logo em seguida passou a palavra ao vice-governador do Estado, Luciano Cartaxo. Também estiveram presentes o diretor-presidente da Cinep, João Laércio Fernandes; o diretor administrativo do Sebrae-PB, Pedro Aurélio; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais (CDRM), Iramirton Barreto; o coordenador do Programa de Desenvolvimento da Mineração Paraibana (Promin), Marcelo Falcão, além de dirigentes das cooperativas, garimpeiros e prefeitos municipais.

Agilidade – O vice-governador Luciano Cartaxo disse que “o setor mineral é prioritário para o governo estadual, que faz questão de dar total apoio aos mineradores, esses heróis anônimos que produzem riqueza, mas não têm a recompensa devida, em face da falta das condições necessárias para produzir e vender de forma que fiquem livres dos acidentes e da ação dos atravessadores. Por isso, a ação do Governo é voltada para melhorar as condições de trabalho e de renda dos nossos garimpeiros”, acrescentou.

“A cessão desses equipamentos, fundamentais para a mecanização dos garimpos e a informatização das sedes das cooperativas, está sendo garantida graças à determinação do governador José Maranhão para que se agilize a implantação de projetos voltados à melhoria das condições de trabalho, dando mais segurança e, principalmente, aumentando a renda e o padrão de vida dos garimpeiros e suas famílias”, disse Edivaldo da Nóbrega.

Exposição – Já o coordenador do Promin, Marcelo Falcão, fez uma exposição mostrando como o Programa de Desenvolvimento da Mineração Paraibana vem sendo desenvolvido e quais os projetos e ações a serem implementados.

“Uma das principais metas do Governo é a legalização das atividades dos garimpeiros, pois somente a partir daí é possível levar os benefícios como treinamento e agregação de tecnologia, com destaque para a mecanização. Com isso, pretendemos aumentar a renda dos garimpeiros em 50%. Para tanto é preciso que todos atuem a partir das cooperativas”, disse o coordenador.

Agradecimentos – O presidente da Cooperjunco, de Junco do Seridó e entorno, Osmar Feitosa, agradeceu o apoio do Governo do Estado e informou que “agora os garimpeiros têm condições para trabalhar e produzir ainda mais”.

O presidente da Coopevárzea, Carlos Henriques, igualmente agradeceu ao governo estadual “por todos os benefícios que tem levado para a gente, inclusive pelos lucros que estamos conseguindo e vão melhorar a partir dessa doação, principalmente depois de vários anos sem nenhum benefício”.

Rhutinéia Dillena Santos, representante da Coogarimpo, de Nova Palmeira, observou que “só temos a agradecer ao Governo do Estado pelos equipamentos que iremos receber e que, na prática, significa o acesso dos pequenos garimpeiros às novas tecnologias. Com isso teremos uma produção mais racional e competitiva. Também pelo apoio ao nosso município que sempre foi esquecido”.

O prefeito do município do Junco, Cosmo Medeiros, parabenizou o Governo do Estado pela doação e disse agradecer “de coração por esse benefício para a nossa Cooperjunco. Hoje, vejo o Governo do Estado com bons olhos”.

Junto do pequeno – O diretor presidente da Cinep, João Laércio Fernandes, lembrou que “a busca da dignidade humana deve ser o principal norte de qualquer governante. Ao determinar ao secretário Edivaldo Nóbrega ajudasse o pequeno garimpeiro da Paraíba, o governador José Maranhão coloca essa filosofia na prática do dia a dia, deixando as promessas vazias para uma época do passado. Por isso, é um prazer para nossa gestão receber reuniões tão importantes aqui na Cinep”.

O diretor administrativo do Sebrae-PB, Pedro Aurélio, disse que “o Promin é um programa histórico e muito bem nascido, com o apoio dos governos estadual e federal. Está sendo muito bem sucedido porque tem chegado junto aos pequenos garimpeiros, melhorando o seu padrão de vida. Também porque está numa Secretaria que tem à frente o secretário Edivaldo Nóbrega, com larga experiência técnica”.

O diretor presidente da CDRM, Iramirton Barreto, destacou que “é importante agradecer aos parceiros como SETDE, Cinep e Sebrae, pois é uma demonstração da unidade do Governo, fato que fez do ano de 2009, mesmo com a crise, um ano extremamente proveitoso. Pela primeira vez na história a Paraíba, o Governo está ativando a indústria do pequeno minerador, através de ações concretas e não de promessas”.

Edson Verber, da Assessoria de Imprensa da SETDE