Fale Conosco

22 de novembro de 2011

Estado apoia Festa da Laranja e estimula produção em Matinhas



O Governo do Estado apoia a realização da Festa da Laranja e o Festival Nacional da Tangerina, que começam nesta sexta-feira (25) e terminam no domingo (27), em Matinhas. Este ano, a cidade colheu 20 toneladas de laranjas, numa área de 800 hectares. Na região, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da Emater, assiste a 450 agricultores.

A festa, que será realizada no Parque da Laranja, já se transformou num dos maiores eventos do gênero na Paraíba, permitindo a discussão sobre o melhoramento da produção, a introdução de tecnologias de pós-colheita, e o tratamento e manejo de frutas para os agricultores como forma de consolidar um mercado e garantir renda para todos.

Criada para enaltecer o produto como símbolo da região e como fonte de sobrevivência de muitos produtores no município, a festa tem o objetivo de promover transações necessárias ao aumento da competitividade da laranja de Matinhas no mercado regional, a fim de gerar emprego e renda para região.

Durante o evento, dirigentes de bancos vão apresentar linhas de crédito para a agricultura familiar, enquanto empresários e produtores de outros Estados vão expor suas experiências. Também haverá debates sobre cooperativismo.

A festa é uma oportunidade para pesquisadores, extensionistas, produtores, empresários, comerciantes e convidados participarem de cursos, palestras e feiras de produtos ligados à citrocultura, produtos hortifrutícolas e artesanato, além de poderem trocar experiência e fechar negócios.

Com uma produção de aproximadamente 70 toneladas diárias, Matinhas situa-se na região do Brejo e vem se destacando como exemplo em projeto e execução de desenvolvimento sustentável e arranjo produtivo local. Com potencial econômico voltado para produção de laranja e tangerina, o município é, segundo as estatísticas, o maior produtor de laranja da Paraíba e de tangerina do Nordeste.