Fale Conosco

11 de setembro de 2009

Estado apóia exposições e feiras do setor nos municípios de Taperoá e Monteiro



O Governo do Estado, com apoio de parceiros, realizará duas exposições agropecuárias, uma em João Pessoa, no período de 29 de novembro a 6 de dezembro deste ano, no Centro de Eventos e Serviços Henrique Vieira de Melo, e outra em Guarabira, no Brejo, no parque de exposições daquela cidade, de 16 a 20 de dezembro.

Nesta segunda-feira (14), à tarde, haverá uma reunião na Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), com a presença do prefeito Deoclécio Moura (PSB), para discutir a realização de evento semelhante na cidade de Taperoá. Já em Monteiro, o Governo do Estado apóia a exposição realizada pela prefeitura e pelo Sebrae-PB, agendada para o período de 21 a 25 de outubro.

Expapi – Na retomada do calendário de exposições e feiras agropecuárias, o Governo da Paraíba e parceiros realizaram a 47ª Exposição Paraibana de Animais e Produtos Industrializados (Expapi), em Campina Grande, no período de 30 de agosto a 6 de setembro.
A abertura teve a participação do governador José Maranhão e a mostra expôs 1.300 animais, sendo 200 bovinos das raças gir, guzerá, sindi, nelore, mais 500 caprinos, 150 cavalos e cerca de 500 aves e 120 expositores.

A Federação da Agropecuária do Estado da Paraíba (Faepa), os bancos do Brasil (BB) e do Nordeste (BNB) são outros colaboradores desses eventos agropecuários. Para a realização da 47ª Expapi, o Estado colaborou com o repasse de R$ 167 mil, estandes da Sedap, Emater-PB, Empasa e Emepa, Delegacia Móvel da Polícia Civil, equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Avaliação – O presidente da Sociedade Rural da Paraíba, Josenildo Alcântara, revelou que o apoio do Governo do Estado às exposições é de extrema importância, indispensável à realização e sucesso do evento agropecuário. A exposição de Campina Grande foi realizada pela Sociedade Rural da Paraíba e Governo do Estado, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Prefeitura Municipal de Campina Grande,  Sebrae-PB, bancos do Brasil e do Nordeste e Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco).

Em Taperoá – A cidade de Taperoá, no Cariri Ocidental e distante 250,8 quilômetros de João Pessoa, deverá sediar em data a ser definida em reunião nesta segunda-feira (14), a realização da 18ª Exposição Estadual de Caprinos e Ovinos e a 5ª Exposição das Raças Nativas Nacionais.

No evento, são parceiros do Governo do Estado e da Prefeitura de Taperoá, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Sebrae-PB, dentre outras instituições e órgãos. Segundo o prefeito Deoclécio Moura, o parque de exposições da cidade já está sendo recuperado “para a realização do tradicional evento agropecuário que aquece a economia da região do Cariri”.

Josélio Carneiro, com fotos de manodecarvalho, da Secom-PB