João Pessoa
Feed de Notícias

Estado amplia atendimento a famílias do Programa Brasil Sem Miséria

quinta-feira, 19 de abril de 2012 - 09:59 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O Governo do Estado prevê o atendimento de 4.800 famílias de agricultores por meio do Programa Brasil Sem Miséria, do Governo Federal. Dessas famílias, 2.100 estão no Território da Borborema e 2.700 no Território da Zona da Mata Norte. Os recursos do programa serão investidos em projetos de inclusão produtiva, potencializando atividades de natureza agrícola e não agrícola.

Em 2011, as duas chamadas públicas trabalhadas pela Emater nos Territórios do Cariri e Borborema contemplaram 5.380 famílias participantes nas áreas de convivência do Semiárido, incentivo a caprinovinocultura, manejo sustentável dos recursos naturais da Caatinga, fomento à transição agroecológica, organização da produção, incentivo ao associativismo, dentre outras atividades.

Com o objetivo de discutir o fortalecimento deste programa, técnicos das empresas de assistência técnica e extensão rural do Nordeste participaram, entre os dias 12 e 13 deste mês, em Brasília, de debates relacionados à elaboração de propostas técnicas para concorrer ao edital do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no âmbito do Programa Brasil Sem Miséria.

No Território da Cidadania da Borborema, conforme o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), existem 1.200 famílias em situação de extrema pobreza residentes em 21 municípios. No final do mês de março, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e suas vinculadas, além de representantes do Comitê de Articulação Estadual Programa Território da Cidadania, se reuniram em Campina Grande para discutir ações implementadas pelo Programa Brasil Sem Miséria.

O Governo do Estado já desenvolve ações complementares ao programa, como a revitalização de culturas tradicionais na região do Território da Borborema, a exemplo da batatinha agroecológica. A Emater já vem oferecendo assistência técnica continuada a 787 famílias beneficiadas pelo Programa Brasil Sem Miséria.

O Programa – O Brasil Sem Miséria foi lançado em junho de 2011 pela presidente Dilma Roussef e a prioridade para o meio rural é a inclusão produtiva, com estruturação da capacidade de produção da agricultura familiar por meio de assistência técnica diferenciada e estímulo para a geração de renda. Garante ainda serviços públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica.