João Pessoa
Feed de Notícias

Estado abre campanha de aleitamento materno nesta segunda-feira

sábado, 30 de julho de 2011 - 10:04 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza a partir desta segunda-feira (1) a versão estadual da 20ª Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento, que continua até o domingo (7), tem como tema “Comunique-se! Amamentação: uma experiência 3D”. A abertura solene será nesta segunda-feira, no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-RH), em João Pessoa, a partir das 9h, onde haverá um momento de discussão sobre aleitamento materno no Estado.

O tema da campanha deste ano parte do compromisso e da mobilização intergeracional proposta pelos jovens de todo o mundo com o tema da comunicação. O slogan proposto busca desenvolver a comunicação entre os diversos setores como parte fundamental para a promoção e o apoio à amamentação.

As diferentes vias de comunicação devem ser utilizadas para dar informações essenciais sobre a prática e a importância do aleitamento natural e sobre os riscos dos leites artificiais e uso de chupetas e mamadeiras nos primeiros anos de vida.

“Esse marketing social é importante para aumentar os índices de aleitamento materno no país e reduzir a desnutrição infantil, a morbidade, principalmente por infecções gastrintestinais, a mortalidade infantil, garantindo mais saúde e melhor qualidade de vida para as crianças” destacou a Diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro.

Homenagens e novos bancos – Durante o evento, 20 mães que são doadoras de leite serão homenageadas. O evento contará com a presença da primeira dama, Pâmela Bório, que será homenageada como madrinha da amamentação do Estado da Paraíba. Durante a semana serão inaugurados quatro bancos de leite nas cidades de Itabaiana, Bonito de Santa Fé, Solânea e Santa Luzia.

Mobilização mundial – A Semana Mundial de Aleitamento Materno (Sman) acontece anualmente em agosto, em cerca de 120 países. “É uma mobilização que ocorre mundialmente para promoção e divulgação do aleitamento materno”, explica Thaise Ribeiro.

Na Paraíba, o Banco de Leite Humano Anita Cabral, que funciona na Maternidade Frei Damião, em João Pessoa, foi certificado pelo Ministério da Saúde como o Centro de Referência Estadual para Bancos de Leite Humano. Atualmente, o Estado conta com seis bancos de leite e 11 postos de coleta, além de 200 doadoras que fornecem, em média, 300 litros por mês.

A rede estadual pretende aumentar em 300% esse número para atender a demanda dos bebês da UTI neonatal do estado, bem como dos bebês que não podem sugar diretamente o leite no peito.

O Banco de Leite Humano é um serviço especializado, responsável pela promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e execução de atividades de coleta do leite excedente produzido pela mãe doadora, seu processamento, controle de qualidade e distribuição.

A campanha objetiva divulgar em todo o mundo, amplamente as vantagens e a importância da amamentação para a saúde da mãe e da criança e sensibilizar sobre a importância da promoção, proteção e apoio ao aleitamento natural. “Desse modo, as mães podem ser ajudadas e aconselhadas, desfazendo mitos, prevenindo e ou tratando as complicações que podem prejudicar a amamentação, e, sobretudo, contribuindo para aumentar a autoconfiança das mães, condição básica para o sucesso da amamentação”, destacou Thaise Ribeiro.

Alimento completo – O leite materno é completo, então até os 6 meses o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos. A mãe pode continuar amamentando até 2 anos ou mais.

O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças. Sem falar que a amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê.     O leite humano reúne mais de 250 substâncias diferentes, e sua composição é determinada no sentido de oferecer energia e nutrientes, necessários ao desenvolvimento físico, intelectual e emocional durante um dos períodos mais importantes da vida.

A amamentação é de extrema importância, já que é uma forma acessível, já que toda mulher é capaz de amamentar e o leite é eficaz para redução da mortalidade infantil, que é uma das prioridades do Governo do Estado.

A diretora do Centro, Thaise Ribeiro, orienta que a população pode contribuir e apoiar a causa, divulgando a importância da amamentação através de mídias sociais. “Muita mulheres que têm leite em excesso acabam desperdiçando o alimento, por não conhecerem a existência do banco de leite humano”, destacou.

Além da campanha, a Secretaria de Saúde do Estado está com atividades de divulgação na mídia sobre aleitamento e a necessidade de doação do leite materno.

As mulheres que podem doar são aquelas que estão amamentando seus filhos e que apresentam excesso de leite. Além disso, devem estar saudáveis. As mães interessadas em doar o leite materno, devem entrar em contato com a equipe do banco de leite pelo telefone 3215-6047. A equipe vai até a casa da mãe interessada em doar, oferece orientações e o material necessário para a coleta (vidros, tocas, luvas e máscara), além de se responsabilizar pela coleta semanal do leite.

Thaise Ribeiro faz um apelo para que as pessoas doem também potes de vidro com tampa de plástica rosqueável, pois estes servirão para pasteurizar o leite de forma segura e que só este tipo de recipiente pode ser esterilizado e reutilizado. Os potes podem ser entregues no banco de leite que fica em Cruz das Armas, localizado por trás da Maternidade Frei Damião.

Programação

01/08/2011 – segunda-feira

9h – Abertura da 20ª Semana Mundial de aleitamento materno

Local: Auditório do Cefor (Centro Formador de Recursos Humanos)

- Apresentação do Coral da Unigente

- Homenagem às mães doadoras

- Homenagem a Pâmela Bório – madrinha do evento

11:00 – Coffee- brake

14:00 – Inauguração do posto de coleta de leite humano do Hospital Regional de Itabaiana – PB

02/08/2011 – terça-feira

07:00 – Café da manhã – Local: Praça da Paz – Bancários

09:00 – Exposição sobre os Efeitos Epigenéticos e os compononetes nutricionais do Leite Humano – Palestrante: Dra Tatiane Santi Gadelha (Profa da UFPB); Exposição sobre Manejo Clínico da Lactação e Bancos de leite Humano – Palestrante: Dra Thaíse Clara Soares Ribeiro

14:00 – Inauguração do posto de coleta de leite humano no Hospital dr. Francisco Assis de Freitas unidade mista. Solânea-PB

03/08/2011 – quarta-feira

Local: Auditório do Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR)

08:00 – 12:00 – Encontro com os Avaliadores dos Hospitais Amigos da Criança.

14:00 – 18:00 – Encontro dos Gestores dos Hospitais Amigos da Criança.

14:00 – Inauguração do entreposto de coleta de leite humano no município de Bonito de Santa Fé – PB

04/08/2011 – quinta-feira

Local: Hospital e Maternidade Sinha Carneiro – Santa Luzia-PB

10:00 – Inauguração do posto de coleta de leite humano do Hospital e Maternidade Sinha Carneiro.

05/08/2011 – sexta-Feira

Local: Maternidade Dr. Peregrino Filho – Patos-PB

08:00 – Capacitação das equipes da Rede BLHPB de Patos, Sousa, Cajazeiras e Santa Luzia em Manejo Clínico da Lactação. Palestrante: Dra Thaíse Clara Soares Ribeiro

12:00 – Almoço

14:00 – Treinamento das equipes da Rede Banco de Leite Humano da Paraíba (BLHPB) de Patos, Sousa, Cajazeiras e Santa Luzia em Processamento e Controle de Qualidade – Palestrante: Dr. José Ubirajara Vieira Lacerda

16:00 – Encerramento

06 e 07/08/2011 – sábado e domingo

Atividades de conscientização e sensibilização nos Hospitais Amigos da Criança e da Rede BLHPB sobre a importância do aleitamento materno