João Pessoa
Feed de Notícias

Estádio Almeidão é liberado para clássico Botafogo e Auto Esporte

sexta-feira, 22 de março de 2013 - 19:00 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

O estádio Ministro José Américo de Almeida, ‘ O Almeidão’, em João Pessoa, está liberado para sediar o jogo Botafogo e Auto-Esporte, o clássico ‘Botauto’, a partir das 17h deste domingo (24), cuja partida é pelo Campeonato Paraibano de Futebol 2013. O jogo vai inaugurar o novo gramado do estádio.

A capacidade máxima do Almeidão é de 25 mil pessoas, em condições normais, mas por conta das obras de reformas, vão ser liberados ingressos para apenas 10 mil torcedores. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros farão a segurança no estádio com um efetivo de 130 policiais.

O secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, destacou que o Governo do Estado vem estabelecendo um padrão de igualdade entre as cidades e os clubes de futebol. “As mesmas restrições que existem no Almeidão, existem no Amigão, em Campina Grande, então, prezando pelo bom andamento do campeonato paraibano e pela satisfação dos torcedores, estamos fazendo esse esforço em liberar o Almeidão seguindo todas as recomendações e orientações dos órgãos competentes”, explicou.

Tibério Limeira informou que o Governo do Estado investe nas reformas do estádio Almeidão R$ 17 milhões, sendo R$ 1 milhão aplicado no novo gramado com padrão da Fifa. O jogo Botafogo e Auto-Esporte vai servir também para testar o gramado recém implantado. Ele acrescentou que as restrições no Almeidão para o jogo de domingo compreende o isolamento de metade da arquibancada sol, além de uma parte da arquibancada sombra.

A inspeção no estádio teve a participação do procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, e do promotor de Justiça, Valberto Lira, que coordena a Comissão Permanente de Adoção de Medidas de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios.

O promotor Valberto Lira confirmou a liberação do estádio para o clássico ‘Botauto’, adiantando que  “os órgãos técnicos aconselharam que parte do estádio está liberada com a capacidade máxima de 10 mil torcedores divididos nas duas arquibancadas”.

O presidente do Botafogo Futebol Clube, Nelson Lira, acompanhou a vistoria e avalia que o bom senso prevaleceu, já que nos demais estádios também há restrições. O dirigente do Botafogo agradeceu ao governador Ricardo Coutinho pelo esforço que tem feito com investimentos significativos nos equipamentos esportivos da Paraíba. “Mais uma vez solicito à grande torcida botafoguense para aproveitar o domingo nesse grande clássico, nessa reinauguração do gramado do Almeidão”, conclamou.

O assessor jurídico da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Jader Ribeiro Silva Filho, afirmou que a Federação vai acatar a recomendação do Ministério Público Estadual e concorda com a decisão.

A inspeção realizada no final da manhã desta sexta-feira (22) teve ainda a participação de representantes da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba,  Federação Paraibana de Futebol e dirigentes do Botafogo paraibano.

Pelo Crea-PB participou da inspeção o engenheiro civil Corjesu Paiva. O coronel Jefferson Pereira, comandante do Policiamento da Região Metropolitana, representou a Polícia Militar e a tenente BM Briana Oliveira participou da inspeção pelo Corpo de Bombeiros. O diretor técnico da Suplan, Marcelo Cavalcanti, informou que hoje trabalham na primeira etapa das reformas do estádio 45 operários.