Fale Conosco

23 de junho de 2009

Esquema de segurança elaborado pelo Governo atende as expectativas



Todas as providências para garantir a segurança que a sociedade espera foram adotadas pelos segmentos de segurança pública. O secretário da Segurança e da Defesa Social, Gustavo Gominho, reuniu todas as autoridades da área, na primeira semana de junho, para recomendar a estratégia de garantia de tranquilidade aos forrozeiros.

O Centro de Ações Estratégicas, que reúne um delegado, um oficial PM e técnicos da área definiu uma série de ações táticas e estratégicas, ao mesmo tempo em que os comandantes de batalhões militares e delegados regionais foram orientados a adequar à realidade regional o planejamento de segurança.

Nas cidades em que os festejos concentram o maior número de turistas, além do reforço policial foram instaladas delegacias móveis com contingente policial superior ao disponibilizado normalmente nas delegacias distritais.

Esse trabalho, caracterizado como sistema único de segurança, envolvendo todas as instituições policiais e órgãos congêneres, de prevenção e de assistência social, por exemplo, tem-se revelado eficaz em Campina Grande, aonde foi montado todo o esquema e desde o final de maio até esta terça-feira (23) nenhum homicídio ou outra ocorrência grave foi registrada.

Em João Pessoa – As delegacias que funcionam normalmente no feriado desta quarta-feira (24), em João Pessoa, são a 1ª delegacia Distrital (DD) em Cruz das Armas, 3ª DD na Epitácio Pessoa e a 9ª DD em Mangabeira. Haverá ainda uma central de plantão na Gerência Metropolitana, no Varadouro.
Uma delegacia móvel instalada na Praça Antenor Navarro, defronte o palco principal dos festejos, contará com um delegado, oito agentes e um escrivão. O objetivo é atender às ocorrências tão logo haja o flangrante ou queixa, a fim de que a sociedade tenha uma resposta imediata.

Segundo informou o gerente metropolitano de Polícia Civil, Getúlio Machado, outras cidades da área estão sendo monitoradas e Mamanguape recebeu reforço no policiamento para o período junino.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança e da Defesa Social