João Pessoa
Feed de Notícias

Esporte e Saúde na Medida encerra atividades com premiações e confraternização entre jovens do CEA e CEJ

domingo, 26 de agosto de 2012 - 18:49 - Fotos: 

Foto: Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

O projeto Esporte e Saúde na Medida, realizado pela Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Fundac), encerrou as atividades neste domingo no complexo dos Centros Educacionais do Adolescente e do Jovem (CEA e CEJ), que fica em Mangabeira. Foram dois dias de torneios de futebol, vôlei e dominó; oficinas de dança, hip hop e break; e palestras sobre “Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas” e sobre “Cidadania, Direitos e Deveres”.

Neste domingo pela manhã, aconteceu a premiação, com entrega de troféus e medalhas, e a feijoada de ressocialização entre jovens, familiares e servidores. Para a mãe de um jovem do CEA, esse final de semana foi muito importante. “É um incentivo, uma distração para eles. Onde há esporte, há tudo, saúde, progresso. E a nossa presença, do lado deles nesse momento, é muito importante. Os familiares têm que chegar com amor, com carinho, para que eles saiam daqui com outro pensamento”, disse a mãe do adolescente.

Esse pensamento é compartilhado por todos os que atuaram na realização do projeto. O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, esteve no complexo e participou da entrega das medalhas e troféus. Para ele, essas ações fazem parte de um grande programa de incentivo e prevenção. “O jovem ocupa o tempo de forma produtiva, passando a construir a própria cidadania. E isso é fundamental para que saia daqui muito melhor do que entrou”, avaliou o secretário.

A psicóloga Carla Gomes, voluntária da Fundação Cidade Viva, uma das entidades parceiras do projeto, disse que essas atividades contribuem para a mudança de comportamento. “A Fundação Cidade Viva tem o foco no social porque acredita na verdadeira transformação espiritual e comportamental. E a gente tem visto essa mudança”, afirmou. Faz seis meses que a Cidade Viva realiza atividades de apoio psicológico e esportivo, trabalhando o físico, as questões emocionais, comportamentais e espirituais.

Foto: Vanivaldo Ferreira

Durante o encerramento, na hora das premiações das equipes vencedoras dos torneios, a vice-diretora do CEA, Tatiana Rocha, afirmou que “a mudança acontece quando se oferece alguma coisa” e que, com essas ações socioeducativas, houve redução de conflitos entre os jovens dos Centros. Para ela, o projeto contribui para que os adolescentes construam um projeto de vida”.

Atualmente, 156 adolescentes cumprem medida socioeducativa no CEA e 78 jovens no CEJ.

O projeto Esporte e Saúde na Medida promove a integração entre esses jovens e adolescentes. As atividades são permanentes em cada um dos Centros. Trata-se de uma ação do Governo da Paraíba, realizada pela Fundac e Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, em parceria com as Secretarias de Estado da Educação e da Saúde, da Faculdade Maurício de Nassau e da Fundação Cidade Viva.  O projeto faz parte de um amplo plano de ressocialização da Fundac e tem o objetivo de viabilizar, de forma integrada, atividades educacionais, artísticas, culturais, profissionalizantes, esportivas e de saúde e estimular o desenvolvimento social dos adolescentes e jovens do CEA e do CEJ.