João Pessoa
Feed de Notícias

Espetáculos gratuitos marcam Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo na Paraíba

sábado, 28 de março de 2015 - 12:12 - Fotos:  Secom-PB/ Vanivaldo Ferreira

Doze cidades interligadas pelas artes do teatro e do circo. Assim foi a noite de 27 de março na Paraíba. João Pessoa, Campina Grande, Alagoa Grande, Areia, Bananeiras, Cajazeiras, Conde, Cuité, Guarabira, Monteiro, Pombal e Sousa receberam espetáculos gratuitos em seus palcos e praças dentro da programação especial realizada pelo Governo da Paraíba, em homenagem ao Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo.  No principal dia do evento (27), a programação promoveu uma grande circulação de grupos exclusivamente paraibanos, como forma de valorizar, divulgar e mostrar a arte produzida.

Além do teatro e do circo, a ação também promoveu uma homenagem à memoria do ator e diretor Marcos Pinto, morto em dezembro de 2014. Neste sábado (28), uma última apresentação encerra a programação em João Pessoa, “Haru – A Primavera do Aprendiz”, do grupo pernambucano Rapha Santacruz Produções. A apresentação voltada para o público infanto-juvenil começa às 18h, no Teatro Paulo Pontes no Espaço Cultural.

Em João Pessoa, alunos do curso de Teatro da UFPB mostraram que estão prontos para encarar o palco com profissionalismo. Eles encenaram o espetáculo Henrique IV, dirigido pelo professor Osvaldo Anzolin. “Henrique IV foi um desafio muito grande. É um texto maravilhoso, longo, difícil de ser representado, então é um grande desafio. Eu fiquei bastante impressionado com o que os alunos conseguiram fazer. Conseguiram se dedicar até chegar ao ponto que eles queriam”, observou.

Para Anzolin, a oportunidade de se apresentarem num teatro renovado e moderno como o Paulo Pontes, dentro de uma programação oficial do Governo do Estado foi valiosa para os alunos. “Principalmente para os alunos que têm pouca experiência, essa é uma oportunidade riquíssima que vai valer para o resto da vida deles. Um teatro tão bem acabado é raro. É uma oportunidade única se apresentar aqui”, comemorou.

A presidente da Fundação Espaço Cultural (Funesc), Márcia Lucena, avaliou a ação como construtiva para a cultura paraibana. “Levamos espetáculos a cidades pequenas da Paraíba que não têm muito acesso à cultura em sua rotina, bem como usamos cidades polo como Cajazeiras e Pombal para abraçar uma fatia maior de nossa população, municípios que, além de receberem os seus moradores, contemplam o público da região do Sertão paraibano. É nessa tônica que pretendemos continuar o nosso trabalho, fazendo arte com nossos artistas, produtores e agentes culturais e espalhando-a, multiplicando-a por toda Paraíba”, ressaltou.
Espetáculos - Ainda no Litoral, no município do Conde, o grupo Bufões de Olavo (João Pessoa) apresentou “Clown Bar”, no auditório da Escola João Gomes Ribeiro. Em Campina Grande, o Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo foi festejado com o espetáculo infantil “Faz de Conta”, do Grupo Graxa de Teatro. A atração foi recebida no Cine Teatro São José. Em alagoa Grande, a Cia de Artes Vira, de Cuité, apresentou “Alforria”, no Teatro Santa Ignês. Em Areia, num dos teatros mais tradicionais da Paraíba, o Minerva, a atração foi “Os Nadadores”, do Circo de Eventos da Paraíba (João Pessoa). Ainda no Brejo, em Bananeiras, a Trupe Arlequin de Circo-Teatro (João Pessoa), apresentou o “Circo Arlequin”, na Praça Central da cidade. Em Cajazeiras, o grupo de Bananeiras Flor de Cedro encenou “Casamento de Branco” na Praça Nêgo Zé.

Na cidade de Cuité, o público conferiu “Os Malefícios do Fumo”, do Monólogo de Daniel Araújo (João Pessoa). A apresentação foi no Teatro Municipal Dona Chicota. Em Guarabira, Recreio Dramático, de Areia, encenou “Adorável Família”, no Teatro Municipal Geraldo Alverga. Na cidade Monteiro, “A Saga de Daluz” do grupo Geca (João Pessoa) foi a atração do Teatro Municipal Jansen Filho. Já em Pombal, o Teatro Murarte recebeu “O Circo das Pulgas”, da Cia de Teatro e Circo Lua Crescente, e em Sousa, o espetáculo circense “De Volta ao Picadeiro”, da Família Los Iranzi (João Pessoa), foi a atração que festejou o dia 27 de março na Praça Guanabara.

 Encerramento – Realizado por meio da Funesc, nos municípios o evento contou com o apoio das prefeituras locais, que acolheram as atrações no dia 27 de março. Neste sábado (28), as atrações continuam apenas em João Pessoa. Após o espetáculo, haverá debate com o tema Teatro para a Infância e Juventude, mediado por Valeska Picado, diretora do grupo Engenho Imaginário (PB).