João Pessoa
Feed de Notícias

Espetáculo natalino encerra atividades da Orquestra Sinfônica da Paraíba

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013 - 10:01 - Fotos: 

Ao som de canções natalinas, a Orquestra Sinfônica da Paraíba encerrou as atividades de 2013 com o tradicional concerto do Coro Infantil da Paraíba. Com a secular Igreja de São Francisco como cenário e regidos pelo maestro João Alberto Gurgel, os coristas misturaram música erudita, sacra, regional, hits nacionais e ícones da música mundial.

A Orquestra Sinfônica da Paraíba é formada por grupos de coros e orquestras infantil, jovem e adulto, e uma escola de música. De acordo com a diretora executiva, Erlaine Souza, as atividades da OSPB neste ano terminaram com um sentimento de dever cumprido. “Aumentamos o número de apresentações em 2013 e a Orquestra Infantil manteve suas atividades em virtude do acolhimento do Tribunal de Contas da Paraíba. A Orquestra Jovem também manteve seu calendário, e ainda foi mais longe, se apresentando em Patos, Campina Grande e Piancó. Também conseguimos realizar o concurso público para a Orquestra Sinfônica, uma grande vitória para nós”, comemorou.

Segundo a diretora, a expectativa é de mais trabalho em 2014. O ano já começa com inscrições para novos integrantes para os coros adulto e infantil que desejam compor os grupos nessa temporada. A inscrição está prevista para fevereiro.

Coral Infantil da Paraíba – Ligado à Orquestra Sinfônica do Estado da Paraíba, o Coro Infantil foi fundado no ano 2000 e está sob regência do maestro João Alberto Gurgel desde 2009. A equipe conta, ainda, com o apoio da preparadora vocal Areli Carvalho e do pianista Ricardo Brito. Participam do grupo, 30 jovens cantores com idades entre 7 e 15 anos, oriundos dos mais diversos bairros de João Pessoa, de escolas públicas e privadas.

Em virtude da reforma do Espaço Cultural, atualmente, os ensaios estão sendo realizados na sede da Funad, no bairro Pedro Gondim.

Projetos – Para o ano de 2014, o Coro Infantil da Paraíba já foi convocado a participar do Festival Nacional de Arte (Fenart 2014), do projeto Caminhos do Frio (cidades do brejo paraibano) e de festivais de corais, a exemplo do Festival Paraibano de Coros (Fepac), que é um evento de âmbito nacional. Também marcará presença no II Festival de Coros da Amizade, para comemorar 65 anos de regência do maestro Maurício Matos Gurgel. O evento reunirá dezenas de coros, cujos regentes foram seus alunos no canto coral. O Coro Infantil também realiza concertos e apresentações individuais.

Sobre o Regente – O maestro João Alberto Gurgel, graduado pela UFPB, dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de dirigir os coros da Orquestra Sinfônica da Paraíba, é também o regente do Coral Universitário Unipê, do Coro do Tribunal de Contas do Estado e do Coro do Ministério Público da Paraíba, entre outros.