Fale Conosco

18 de novembro de 2015

Espetáculo marca encerramento do curso de teatro da Funesc



O curso de Formação de Atores da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) estreia, no próximo domingo (22), o espetáculo “Palácio dos Urubus”, montagem do texto de Ricardo Meirelles. A apresentação, que acontece às 19h no Teatro Paulo Pontes, é o exercício final para a turma de 2015, que ingressou no curso em março e chega à reta final sob a direção de Roberto Cartaxo. O elenco traz 28 atores. A entrada custa R$ 5 (preço único).

O exercício de montagem é uma forma de colocar em prática as informações adquiridas durante o processo de aprendizagem, que compreende os seis primeiros meses de aulas do curso. Após essa fase, que inclui exercícios de expressão corporal, preparação vocal, improvisação, interpretação e história do teatro, a turma partiu para o estudo do texto e montagem do espetáculo. A etapa é importante para que os alunos experimentem na prática todo o conhecimento teatral adquirido durante o curso.

É no processo de montagem que os alunos experimentam uma nova etapa, passando para a utilização de novas técnicas associadas ao espetáculo. É quando passam a ter contato com maquiagem, noções de cenografia, de figurino e de iluminação, além de conhecimentos sobre a caixa cênica.

Sinopse – “Palácio dos Urubus” é uma crítica sobre um decaído regime monárquico de uma fictícia ilha topical chamada Babaneiralle. Um país que nunca teve rumo, que sempre esteve à deriva e vivendo ao sabor do vento e da corrupção. O texto foi escrito em 1975, por Ricardo Meirelles, mas ainda continua atual e arranca gargalhadas dos espectadores que se divertem com as divertidas referências que o autor faz da pátria brasileira e da história mundial. Em um lugar onde tudo pode acontecer, um rei e sua extravagante corte tropical correm o risco de uma invasão no palácio real e uma terrível revolução paira sobre a cabeça dos “tubarões da mordomia” que se aproveitam do povo, roubando seu dinheiro.

Ficha técnica – A direção é de Roberto Cartaxo; assistente de direção: Carlos Machado; coreografia: Ana Soares; preparação vocal: Jandaciara Gissia; iluminação: Eloy Pessoa; concepção cenográfica: Roberto Cartaxo; figurino: alunos do curso; elenco: Alysson Nunes, Dannielly Sousa, Daniele  Ferreira, David Domingos, Ellen Farias, Felipe Cordeiro, Ivaney Justino, Jairton Curz, José Adelino Filho, Júlia Coqueiro, Júnia Giovanna Meireles, Karine Kis, Kátia Pedrosa, Lays Pontes, Layon Stanlyn, Leamdrewson Silva, Liliane pereira, Lucas Justino, Luiz Oliveira, Raissa Ruffo, Rayssa Soares, Rose Bahia, Sônia Pontes, Vandilson Agra, Yasmin Dandara. Sonoplastia: Wilson Lacet.

 

Serviço

Estreia “Palácio dos Urubus”

Exercício Final do Curso de Formação de Atores (Funesc)

Data: domingo (22)

Hora: 19h

Local: Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural)

Entrada: R$ 5 (preço único)

Informações: (83) 3211-6225 / 9-8780-0086