João Pessoa
Feed de Notícias

Espetáculo de dança patrocinado pelo FIC reestreia em João Pessoa

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013 - 12:38 - Fotos: 

O espetáculo de dança “Castelo”, baseado no romance de Franz Kafka, volta a João Pessoa nesta sexta-feira (6) e sábado (7), depois de ter passado por Campina Grande e Cajazeiras. As apresentações acontecem às 20h, na sede do Ser Tão Teatro, no Varadouro, em João Pessoa, com entrada franca. A montagem é da Paralelo Cia de Dança.

A circulação do espetáculo, cujo projeto foi selecionado pelo Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) – Lei Augusto dos Anjos, do Governo do Estado, conta também com a realização de oficinas de danças contemporâneas. Em João Pessoa, a oficina acontece neste sábado, das 10h às 12h, na sede da Paralelo Cia de Dança, localizada na Rua Maciel Pinheiro, no Varadouro.

Nos dias 28 e 29 de novembro, o espetáculo foi apresentado no Palácio Suellen Carolini, em Campina Grande, e nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, no Núcleo de Extensão Cultural da UFCG, em Cajazeiras. Publicado em 1922, o romance “O Castelo” é uma fábula sobre um empregado que não consegue entrar no local em que deveria trabalhar devido aos ritos burocráticos, representando o esmagamento do indivíduo ante uma sociedade embrutecida.

Castelo” tem direção e coreografia de Joyce Barbosa. Além da diretora, estão em cena Aretha Paiva, Vanessa Queiroga e Lília Maranhão. O espetáculo estreou em 2009, em João Pessoa, e recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Acredito que não houve uma retomada do ‘Castelo’, ou mesmo um retorno a ele. Acho que, na verdade, ele nunca deixou de ser ensaiado nas nossas cabeças pela forma como nos organizamos internamente, sempre lidando com entraves e complexidades comuns ao ofício mesmo”, avaliou a diretora. “Hoje, mais do que em 2009, quando ele estreou, ou mesmo ano passado, quando o reformulamos consideravelmente, ‘Castelo’ nunca deixou de ser a visão do emperramento e da burocracia de se fazer dança no Brasil e, mais especificamente, na Paraíba”, completou.