João Pessoa
Feed de Notícias

Espetáculo “Zé Lins – O Pássaro Poeta” é apresentado para estudantes

terça-feira, 5 de junho de 2012 - 12:17 - Fotos:  Kleide Teixeira/Secom-PB

Um grupo de 300 crianças de sete escolas da rede pública participou, na manhã desta terça-feira (5), das atividades da 30ª Semana Cultural José Lins do Rego. Como parte da programação, os estudantes assistiram à peça “Zé Lins – O Pássaro Poeta”, apresentada pelo grupo teatral “Engenho Imaginário”, e ainda fizeram uma visita monitorada às exposições que integram o evento.

Alunos das escolas Agostinho Fonseca, Doutor José Novaes, Bartolomeu de Gusmão, Cônego João de Deus, Almirante Tamandaré, José Vieira e Pequeno Davi participaram das apresentações.

A montagem “Zé Lins – O Pássaro Poeta” é uma peça infanto-juvenil, inspirada na obra literária de Ana Maria Machado “O Menino que Virou Escritor”, com livre adaptação e direção de Valeska Picado. O espetáculo estreou em 2007, apresentando o autor regionalista brasileiro José Lins do Rego e o universo de sua obra, trazendo o encantamento de sua biografia encenada.

Histórias, danças e canções interpretadas por brincantes permitiram ao público conhecer os personagens mais marcantes de uma jornada vitoriosa: a vida do menino Dedé que se tornou homem e poeta. O espetáculo utiliza a manipulação de bonecos mesclada com a interpretação dos atores que, assim como na cultura popular, dançam e cantam músicas ao vivo, tendo a participação de um músico que executa a trilha sonora das cenas.

O grupo vem, há três anos, produzindo teatro para o público infanto-juvenil. Os textos são produzidos e dirigidos por Valeska Picado e as músicas, em sua maioria, são compostas pelo maestro Carlos Anísio, que as executa em cena.

Música ao vivo, bonecos, teatro de formas animadas, dança e circo são algumas das características do grupo Engenho Imaginário.