João Pessoa
Feed de Notícias

Espep sedia Encontro de Participação Cidadã ProJovem Urbano

sexta-feira, 16 de setembro de 2011 - 14:18 - Fotos: 

Espep sedia encontro nesta sexta-feira e sábado. Foto: Secom-PB

O Encontro de Participação Cidadã – ProJovem Urbano, referente à VI Unidade Formativa do Programa,  acontece nesta sexta-feira (16) e sábado (17), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em João Pessoa. O evento reúne 13 educadores de participação cidadã, provenientes de 12 municípios paraibanos: Bayeux, Sapé, Alagoa Grande, Pedra de Fogo, Cuité, Monteiro, Catolé do Rocha, Uiraúna, Araruna, Conceição, Solânea e Sumé.

Nesta VI Unidade Formativa do Programa, estão sendo beneficiados cerca de três mil jovens, de 19 a 29 anos.  A intenção do encontro é promover a integração dos educadores e avaliar as atividades do Plano de Ação Comunitária (PLA), desenvolvidas nos municípios de atuação do ProJovem Urbano. Entre as atividades, estão a orientação das questões das drogas lícitas e ilícitas, as doenças sexualmente transmissíveis e os diversos tipos de violência.

Segundo a diretora pedagógica de polo do ProJovem Urbano do Estado da Paraíba, Terezinha Asstacoeli, por meio da disciplina Participação Cidadã, os jovens se descobrem e se aprimoram como agentes transformadores em suas comunidades. “O Programa faz inserção dos jovens na vida escolar com a elevação da escolaridade do Ensino Fundamental e desenvolve um trabalho voltado para as ações sociais”, explicou.

Nesta sexta-feira (16) à noite, será aberta a Conferência Livre de Políticas Públicas da Juventude, também com a participação dos educadores. Sob o tema “Juventude, Desenvolvimento e Efetivação dos Direitos – Conquistar Direitos, Desenvolver o Brasil”, o evento é uma das etapas da Conferência Nacional, que irá acontecer em Brasília, em dezembro.