Fale Conosco

30 de novembro de 2012

Espep Itinerante capacita servidores em Santa Luzia neste fim de semana



29.11.12 espep_foto_joao francisco (14)O Espep Itinerante, projeto de interiorização da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), vai estar em Santa Luzia, localizada na Mesorregião da Borborema, no próximo sábado e domingo (1 e 2). Serão disponibilizados cinco cursos de qualificação para o servidor público estadual e municipal.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pe. Jerônimo Lauwen, na Rua Dom Quintino, bairro de São José, ou ainda na Secretaria de Ação Social, localizada na Praça Estanislau de Medeiros, em Santa Luzia.

Os cursos disponibilizados são de Formação de Secretárias; Qualidade na Prestação dos Serviços – com enfoque humano; Informática Básica; Conceitos Básicos de Pregão e Acordo Ortográfico.

Estão sendo disponibilizadas 200 vagas para os servidores públicos da cidade e da região do Vale do Sabuji que abrange quatro municípios circunvizinhos – São José do Sabuji, Junco do Seridó, São Mamede e Várzea.

De acordo com o superintendente da Espep, professor André Luiz de Sousa, o ano será encerrado com 41 cursos oferecidos e 1.326 capacitações através do Espep Itinerante. “Adquirimos um micro-ônibus que durante todo o ano nos auxilia na realização dos cursos nas regiões mais distantes. Fomos do Litoral, Cariri, Brejo até o Alto Sertão. Para o próximo ano, um novo calendário está sendo elaborado para seguirmos ainda mais longe”, destaca o professor.

Os cursos deste fim de semana serão ministrados na Escola Municipal Ana Brito Figueirêdo, localizada na Rua Quiezinho Fernandes, bairro de Nossa Senhora de Fátima, em Santa Luzia. Os cursos são gratuitos e compõem uma carga horária de 20h/aula, sendo 40 alunos por turma, com direito a material didático, certificado e carteira de estudante. “O estudante que fizer o curso na Espep tem direito a um ano de carteira de estudante para uso em meia passagem interestadual e municipal, shows, teatros e cinemas. A única exceção é a retirada do passe estudantil, em João Pessoa”, esclarece.

O Espep Itinerante vai encerrar as atividades anuais também na cidade de Santa Luzia na Escola Municipal Ana Brito Figueirêdo, nos dias 8 e 9 de dezembro. Os cursos que serão oferecidos são: Organização de Administração de Eventos; Ética no Serviço Público; Política Contra Drogas; Qualidade na Prestação de Serviços e Boas Práticas na Alimentação.

Capacitações – Através do Espep Itinerante foram oferecidos, neste ano, cursos nos municípios de Campina Grande, São José de Piranhas, Patos, Borborema, Alhandra, Monte Horebe, Poço José de Moura e Soledade. Totalizando cerca de 3 mil capacitações realizadas nos últimos dois anos de projeto.

O Espep Itinerante integra o plano de interiorização do Governo do Estado realizado em parceria com as prefeituras municipais. Desta forma, o Governo Estadual, por meio da Espep, promove cursos em várias áreas nos próprios municípios, oferecendo gratuitamente professores, material didático, certificado de conclusão, coordenação pedagógica e coordenação técnica. Aos municípios, cabe oferecer hospedagem à equipe, alimentação para todos os participantes, incluindo alunos, e salas de aula equipadas.