Fale Conosco

29 de setembro de 2011

Espep inscreve até esta sexta-feira para curso básico de primeiros socorros



A Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), em parceria com a Associação Nordestina de Resgate e Administração de Emergências (Andrae-JP), inscreve até esta sexta-feira (30) para o curso básico de primeiros socorros “Aprenda a Salvar Vidas”.

As aulas serão realizadas de segunda-feira (3) até sexta-feira (7), no turno da manhã. O curso disponibiliza 100 vagas e é direcionado aos servidores da administração direta e indireta do Estado.

A intenção principal é que, a partir do curso, cada órgão passe a contar com uma equipe mínima de servidores capazes de conduzir uma situação de socorro até a chegada de unidades especializadas do Samu (192) ou Bombeiros (193) para atender o acidentado.

“O socorro começa a partir da ligação solicitando o atendimento. É preciso que haja alguém preparado para identificar o que está acontecendo e que passe informações precisas ao Samu ou ao Corpo de Bombeiros. Isso é primordial para agilizar o atendimento adequado”, explicou o enfermeiro Gilcélio Gonçalves Sarmento, presidente da Andrae.

Com a parceria, a Espep não terá que contratar professores para ministrar o curso. A instituição entrará com o local para a realização, apoio técnico, material didático e refeições para os servidores em treinamento. Já a Andrae ficará responsável por disponibilizar os professores e ministrantes.

Participação – Alguns órgãos já confirmaram a participação de seus servidores, a exemplo do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB), Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Jornal A União, além da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH).

“Essa parceria que fizemos será muito boa para o Estado, já que os órgãos que participarem vão ter servidores capacitados para avaliar uma situação de risco e, imediatamente, chamar o Samu ou o Corpo de Bombeiros. Muita gente quer ajudar e nem sempre sabe o que fazer”, disse André Felisberto, superintendente da Espep.

 

No treinamento, os servidores vão aprender o conceito de primeiros socorros e a avaliar a cena; técnicas de RCP (reconhecimento do infarto e AVC); noções de atendimento em casos de hemorragia; desobstrução de vias áreas em adulto, idoso e gestante (deitado, em pé ou em paciente acamado); atendimento ao paciente em convulsão; atendimento ao paciente em desmaio; noções básicas de imobilização de fraturas, entre outros tópicos inerentes ao tema do curso.