Fale Conosco

19 de abril de 2012

Espep encerra ciclo de reuniões com prefeituras sobre projeto de interiorização



A Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) concluiu o ciclo de reuniões para apresentação do projeto Espep Itinerante aos municípios. Foram realizados encontros em João Pessoa, Alagoa Grande e Sousa, com participação de prefeitos ou representantes de várias prefeituras. Seguindo diretrizes do Governo do Estado, as reuniões tiveram o objetivo de fortalecer as parcerias com os municípios e ampliar o projeto de interiorização da escola.

Durante as apresentações do Espep Itinerante, os representantes das prefeituras conheceram o funcionamento do projeto e os benefícios gerados a partir da qualificação do servidor. Na parceria proposta, o Governo do Estado, por meio da Espep, promoverá cursos em áreas diversas nos próprios municípios, oferecendo professores, material didático, coordenação pedagógica e coordenação técnica. Aos municípios, caberá oferecer hospedagem à equipe, alimentação e salas de aula equipadas.

Segundo o professor André Felisberto, superintendente da Espep, os encontros com os prefeitos ou representantes dos municípios foram muito positivos. “Convidamos os prefeitos dos 223 municípios para as reuniões. A proposta de trabalharmos em parceria para a qualificação dos servidores estaduais e municipais foi muito bem aceita. Todos que enviaram seus representantes demonstraram interesse. Essas parcerias serão muito importantes para os servidores do interior e proporcionará melhorias no atendimento à sociedade”, disse.

Núbia Pires, da Secretaria da Educação de Sousa, destacou a importância de oferecer cursos de qualificação para o servidor do interior. “É uma parceria viável. Muitos municípios têm dificuldade nesse sentido e a proposta feita pela Espep dá condição e oportunidade para os servidores desses municípios”, comentou.

A secretária da Educação de São José de Piranhas, Fabiana Inácio, também ressaltou a importância da iniciativa da Espep em fazer parcerias com os municípios para a qualificação dos servidores. “Temos muita dificuldade em capacitar nossos servidores. Por isso, a proposta da Espep é muito positiva”, disse.

Participaram das reuniões os prefeitos ou representantes dos seguintes municípios: Aguiar, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alhandra, Bananeiras, Bayeux, Barra de Santana, Barra de Santa Rosa, Belém do Brejo do Cruz, Borborema, Brejo dos Santos, Caaporã, Cabedelo, Cachoeira dos Índios, Camalaú, Conde, Frei Martinho, Itaporanga, Joca Claudino, Juripiranga, Lucena, Mamanguape, Marí, Marizópolis e Mataraca.

Também enviaram representantes os municípios de Mato Grosso, Monteiro, Olho D’Água, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pilões, Poço de José de Moura, Riacho de Santo Antônio, Santa Cruz, Santana dos Garrotes, Sapé, Serraria, São Francisco, São João do Tigre, São José de Caiana, São José de Piranhas, Serra Grande, São Sebastião de Lagoa de Roça, Sousa, Triunfo e Umbuzeiro.

Espep Itinerante – O novo projeto de interiorização da Espep foi iniciado em agosto do ano passado, com o objetivo de levar cursos de qualificação para os servidores públicos do interior. O Espep Itinerante já passou por Sapé, Alagoa Grande, Borborema, Santa Luzia, São Mamede, Várzea e duas vezes por Campina Grande, qualificando 1.231 servidores. Assim como acontece em sua sede, em João Pessoa, a Espep oferece aos participantes do projeto o material didático e o certificado de conclusão gratuitamente.