João Pessoa
Feed de Notícias

Espep comemora 45 anos e cumpre papel importante na qualificação do servidor estadual

segunda-feira, 31 de outubro de 2011 - 08:10 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

No decorrer dos seus 45 anos de história, a Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) vem desenvolvendo um papel importante na qualificação e capacitação do servidor do Estado da Paraíba. Em 2011, de janeiro a agosto, a escola realizou 205 cursos nas mais diversas áreas do conhecimento nas áreas de educação, direito, políticas públicas, saúde, além de cursos interdiciplinares. No total, dez mil pessoas, entre servidores e parceiros, já passaram pelos treinamentos da Escola, que tem a missão de capacitar o servidor do Estado da Paraíba.

Desde a sua criação, a Espep desenvolve os recursos humanos do Estado, de modo a que a administração pública possa atender as demandas por serviços de qualidade, oriundas da sociedade. Na administração atual, vem desenvolvendo um projeto arrojado de capacitação profissional dos servidores estaduais, que inclui até um projeto de pós-graduação.

Na última semana, a Espep realizou uma comemoração vasta, com serviços de saúde, segurança e desenvolvimento humano. Durante a solenidade, o superintendente da Escola, André Felisberto, salientou a importância do órgão para a melhoria dos serviços prestados à população. “A visão da Espep é procurar alcançar o máximo de eficiência e de eficácia na excelência do atendimento ao servidor no que se refere à sua qualificação. Sendo assim, a Espep vem acompanhando a orientação do Governo do Estado de interiorização das ações, qualificação e foco no atendimento de qualidade a quem utiliza diariamente dos serviços oriundos das Secretarias de Estado”,  destacou André Felisberto.

Em agosto, a Escola colocou em prática o projeto Espep Itinerante, que já passou por três municípios: Sapé, Alagoa Grande e Campina Grande. No total, já foram capacitados 559 servidores.  Assim como acontece em sua sede, a Escola oferece professores, material didático, tecnologia de apoio, equipe técnica, certificação e alimentação. Os cursos de qualificação atende servidores do município-sede e circunvizinhos.

Qualificação – Servidores de todos os órgãos do Estado participaram e aprovaram a capacitação da Espep. “A Espep, enquanto órgão público, deve ter seu mérito reconhecido segundo parâmetros do mais alto nível de excelência na qualidade e comprometimento com o que faz, que é capacitar o servidor público para que, por sua vez, venha atender aos anseios da sociedade também com a excelência qualitativa requerida”, opinou a professora Débora Fernandes.

Para o servidor Marinaldo Dias, o nível de estrutura e de pessoal é um dos pontos mais fortes. “É uma escola muito organizada. Os professores são ótimos. Em termos de qualidade, trabalham com seriedade. A instituição tem uma estrutura que poucas escolas particulares possuem”, disse o servidor.

O professor Alberico Santos Fonseca, que dá aulas na Espep, disse que a Escola pode ser referência nacional. “Estou em João Pessoa há dois anos e fiquei impressionado com o que vi. Vim de Brasília e jamais conheci escola pública federal que oferecesse aos servidores tamanhas facilidades e incentivos. Impressionou-me a interiorização do conhecimento, a gratuidade da qualificação, tanto para os servidores, quanto para os órgãos onde estão lotados, assim como, a possibilidade de oferecimento de cursos na intimidade dos próprios órgãos, isso tudo, lastreado por um padrão de excelência invejável”, elogiou o professor.

Pós-graduação - Neste segundo semestre, a Espep entregou ao Conselho Estadual de Educação o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que prevê a transformação da instituição em escola de ensino superior. Se aprovado pelo Conselho, a Espep passará a oferecer cursos de graduação e pós-graduação para os servidores públicos estaduais.

Seguindo metas, de acordo com o PDI, o primeiro curso previsto é o de Administração Pública, com 200 vagas/ano, que devem ser preenchidas através de vestibular. O plano também prevê a oferta de pós-graduação Lato Sensu (especialização e MBA) nas mesmas áreas que serão ofertados cursos de graduação.

Com a transformação em escola de Ensino Superior, a Espep poderá ter uma redução de custo para investir na qualificação do servidor estadual, além de otimizar a qualidade dos serviços prestados. “A Espep tem a tradição de investir na qualificação do servidor em ensino superior fora de suas instalações. A partir do momento que ofertarmos essa qualificação dentro do nosso espaço físico, certamente haverá uma queda nos custos”, explicou André Felisberto.