João Pessoa
Feed de Notícias

Espep coloca à disposição dos servidores estaduais 78 cursos este ano

quinta-feira, 9 de junho de 2011 - 11:40 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

O servidor público estadual tem à disposição, desde a última segunda-feira (6), oportunidades de formação e capacitação em diversas áreas do conhecimento. Os cursos são ministrados pela Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no bairro de Mangabeira, na Academia de Ensino de Polícia (AEP), em João Pessoa.

De acordo com o superintendente da Espep, André Luiz de Sousa, durante o mês de junho serão ministrados 22 cursos. Onze dessas capacitações, iniciadas na segunda-feira, serão encerradas nos dias 10, 12 e 17, de acordo com a carga horária.

“No mês de julho, serão ministrados 14 cursos. Em agosto, serão 13. No mês de setembro, teremos mais 22 cursos e nos meses de outubro e novembro, ministraremos 17 cursos em cada mês. Para finalizar, em dezembro serão ofertados 7 cursos, totalizando 78 cursos oferecidos no ano. Cada curso terá 20 vagas em média”, ressaltou o superintendente.

Dos cursos ofertados na última segunda-feira, destacam-se: Oratória: Expressão Verbal e Corporal; Capacitação dos Profissionais da Nutrição e Gastronomia; Formação para Secretários; e Sistema de Informações Gerenciais.

Oferta de cursos – Na próxima segunda-feira (13), a Espep dá início a mais seis cursos: Ética no Serviço Público; Metodologia do Trabalho Acadêmico; Conceitos Básicos de Pregão; Cerimonial no Serviço Público; Educação Ambiental e suas Especificidades; e o curso Capacitação em Práticas de Departamento Pessoal. Todos terão duração de 20 horas/aula, com encerramento no dia 17 de junho.

A oferta de cursos em 2011 inclui ainda: Matemática Financeira: Como Ferramenta para Gestor; Informática Básica:Word/Excel; Mídias Sociais; Direção Defensiva; Power Point: ferramenta para o desenvolvimento do docente; Boas Práticas no Serviço de Alimentação; Intérprete de Libras; Capacitação Inicial em Comércio Exterior; Capacitação do Usuário do Sistema Central de Compras; Contratos no Âmbito da Administração Pública; e Aspectos Gerais sobre Licitação; Inglês, Espanhol, Italiano e Francês Instrumental.

Parcerias - A Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba assinou em maio um termo de cooperação técnica que envolve nove escolas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, cujo objetivo é capacitar e qualificar os servidores públicos de maneira que prestem à população serviços de melhor qualidade.

O termo foi assinado no auditório da instituição. Além da Espep, que é ligada a Secretaria Estadual de Administração, participaram da assinatura a Escola de Administração Tributária (Esat), Escola de Magistratura (Esma), Fundação Escola Superior do Ministério Público (Fesmip), Centro de Formação da Saúde (Cefor), Academia de Polícia (Acadepol), Centro de Formação da Polícia Militar, Escola da Assembléia Legislativa e Escola Otacílio Silveira do Tribunal de Contas.

A Espep firmou ainda convênio com a Secretaria de Estado da Educação para contratar profissionais envolvidos nos programas Brasil Alfabetizado e Projovem.

Contatos – Os servidores interessados na ampliação da formação podem entrar em contato com a Espep através do telefone (83) 3214.1983.

[gview file="http://static.paraiba.pb.gov.br/2011/06/CALENDARIO-ATUALIZADO.doc"]