João Pessoa
Feed de Notícias

Espep abre semana pelos 45 anos de fundação nesta segunda-feira

segunda-feira, 24 de outubro de 2011 - 18:35 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Secom-PB

A semana de aniversário dos 45 anos de atividades da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) foi aberta nesta segunda-feira (24), no auditório da escola, com presenças de gestores das administrações direta e indireta do Estado.  A escola, que tem como principal missão qualificar os servidores públicos para que a administração pública possa oferecer o melhor atendimento à população, foi criada em 25 de outubro de 1966, pela Lei Estadual nº 3.440.

Durante a solenidade, o superintendente da Espep, André Felisberto, destacou o investimento arrojado do Governo do Estado na capacitação do servidor público estadual, que inclui maior oferta de cursos em várias áreas do conhecimento e o projeto Espep Itinerante, que começou em agosto em Sapé e já passou por Alagoa Grande e Campina Grande, capacitando 553 servidores. “Em breve, vamos para o Vale do Sabugi para atender a demanda dos municípios daquela região”, frisou.

Em sua palestra sobre a história e o trabalho que vem sendo realizado pela Espep, Felisberto anunciou novos projetos que estarão sendo desenvolvidos até abril do próximo ano, como a implantação de biblioteca, triplicação do laboratório de informática, implantação dos cursos de mandarim e francês, e a realização do curso de pós-graduaçãoem Gestão Pública, com 700 vagas destinadas aos servidores de todas as secretarias e órgãos do Estado.

Superintendente da Espep, André Felisberto. Secom-PB

A programação especial dos 45 anos da Espep segue até quinta-feira (27). Nesta terça-feira (25), será realizada uma reunião com os gestores da Saúde do Estado, com o objetivo de verificar quais as demandas da área para que a escola possa definir os cursos de capacitação que serão desenvolvidos para os servidores da Saúde no próximo ano.

Com o mesmo objetivo, na quarta-feira (26), a Espep vai realizar um encontro com os representantes de Recursos Humanos do Estado. Na quinta (27), encerrando a programação, será feita uma reunião com os gestores da área de Segurança Pública.

SaúdeServiços como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação do grau de dependência da nicotina, orientação sobre tabagismo e divulgação dos Centros de Tratamento do Fumante foram oferecidos para servidores, alunos e a comunidade em geral, como também a imunização contra a hepatite B, difteria, tétano e tríplice viral, que previne contra o sarampo, a rubéola e a caxumba em comemoração ao aniversário da Espep.

No local, foi montado um laboratório para demonstração dos mosquitos causadores da doença de chagas, dengue e malária, trabalho de orientação sobre tuberculose, exame físico para diagnóstico da hanseníase, realização do teste rápido de HIV, sorologia para hepatite B, sífilis e PSA (câncer de próstata).

De acordo com a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Gerlane Carvalho, um dos objetivos é levar o acesso aos serviços de saúde aos alunos, servidores e a população em geral. “Com o corre-corre, muitas vezes as pessoas acabam ficando sem tempo de ir ao médico, então esses eventos são especiais porque vão até a população que não tem tempo de se dedicar à saúde, levando o acesso à informação, orientando e também oferecendo exames”, disse.