Fale Conosco

18 de setembro de 2015

Especializações em Gestão da Vigilância Sanitária, em Saúde e Segurança do Paciente serão realizadas em JP



Profissionais de saúde com atuação em Vigilância Sanitária que militam nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal), incluindo portos e aeroportos, com habilidade de conectividade, potencial de comunicação e de trabalho em equipe, serão contemplados com o curso de Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária, que disponibilizará 40 vagas para as cidades da 1ª Região de Saúde da Paraíba, polarizada pelo município de João Pessoa/PB.

O Curso será oferecido pelo Instituto Sírio Libanês, em parceria com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado da Saúde (SES/PB), e apoio da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, segundo informou a diretora-geral da Agevisa, Glaciane Mendes. A iniciativa inclui outras duas Especializações, uma em Gestão da Vigilância em Saúde, com 40 vagas, e outra em Gestão de Risco e Segurança no Cuidado ao Paciente, igualmente com 40 vagas.

De acordo com a gerente técnica de Inspeção e Avaliação de Produtos, Equipamentos e Tecnologias Médicas da Agevisa/PB, Telma Domiciano, que integra a Equipe Gestora responsável pela organização dos cursos, os gestores municipais da 1ª Região de Saúde têm prazo até o dia 24 de setembro (quinta-feira) para indicar os técnicos interessados em participar do processo seletivo para as formações.

As indicações contendo nomes, formação, área de atuação, telefones, endereços eletrônicos (e-mails) e municípios onde atuam os profissionais indicados devem ser enviadas para o seguinte e-mail: egestora.proadpb@gmail.com.

Os cursos, segundo Telma Domiciano, serão realizados por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi/SUS-2015), numa parceria que envolve o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Agência Estadual de Vigilância Sanitária  (Agevisa/PB), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Público-alvo – Conforme a gerente técnica Telma Domiciano, as Especializações destinam-se aos profissionais que se enquadram nos seguintes perfis:

Especialização em Gestão da Vigilância Sanitária –Profissionais de saúde com atuação em Vigilância Sanitária, das três esferas de governo, incluindo portos e aeroportos, com habilidade de conectividade, potencial de comunicação e de trabalho em equipe.

Especialização em Gestão da Vigilância em Saúde –Profissionais de saúde do SUS envolvidos nas ações de promoção da saúde, prevenção e controle de problemas de saúde pública no âmbito da Vigilância em Saúde. Esses profissionais serão capacitados para o aprimoramento das ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância em Saúde Pública, orientado pelo método, raciocínio e evidências epidemiológicas.

Especialização em Gestão de Risco e Segurança no Cuidado ao Paciente –Profissionais de saúde do SUS, preferencialmente enfermeiros e farmacêuticos, que atuam, sobretudo, em hospitais, os quais serão capacitados na temática da Segurança do Paciente visando à multiplicação e sensibilização de profissionais, sobretudo técnicos, que atuam no Sistema Único de Saúde.