João Pessoa
Feed de Notícias

Especialista em trauma vem à PB falar sobre prática médica, dia 14

sexta-feira, 2 de outubro de 2009 - 15:53 - Fotos: 

O ‘Dia do Médico’ é comemorado em muitos países, inclusive no Brasil, no próximo dia 18 de outubro. Para lembrar a data, a direção do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), de João Pessoa, está trazendo à Paraíba no dia 14 deste mês o médico Dario Birolini, que é professor doutor da Universidade de São Paulo (USP) e referência no Brasil na área de trauma.

O evento, que contará com a presença do secretário estadual de Saúde (SES), José Maria de França, vai acontecer no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), localizado na Avenida Dom Pedro II.

Programa – A programação começa a partir das 18h daquele dia, com um acolhimento musical no hall do Conselho. A recepção ao público vai ficar por conta da ‘Banda Maroto e Cia.’ e um grupo de chorinho composto por médicos. Às 19h, começa a parte das palestras.
 
O primeiro a falar será o professor Dario Birolini, que vai fazer uma análise crítica da prática médica de maneira global. No aspecto da ética, a palestra será ministrada pelo médico Dauvélio Madruga, presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba. As palestras serão encerradas com a participação do médico Genival Veloso, que vai falar sobre a área jurídica. Em seguida, começam os debates.
        
Convidados – A diretora técnica do Hospital de Trauma, a médica Aleuda Nágila, explicou que o evento é aberto a todos os hospitais. “Enviamos convites a todos os hospitais da Capital e também para o Regional de Campina Grande. Convidamos associações, sindicatos, universidades, faculdades, entre outras entidades ligadas à área da saúde. Este será um momento ímpar, de reflexão e de muito aprendizado para discutirmos o assunto, até porque estamos trazendo à Paraíba um dos médicos mais renomados do país que Dario Birolini”, ressaltou a médica.
     
Após o encerramento das atividades, será oferecido um coquetel de confraternização para os presentes.

Programação do evento

18h – Acolhida musical
19h – Início das palestras (médicos Dario Birolini, Dauvélio Madruga e Genival Veloso)
21h – Início dos debates
22h – Coquetel de encerramento
 
Perfil de Dario Birolini – É graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1961) e doutor em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela mesma instituição (1969). Foi colaborador do Ministério da Saúde, diretor clínico do Hospital Sírio Libanês e presidente do Comitê de Trauma do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
 
É professor titular da USP e do Hospital Albert Einstein (São Paulo). Tem experiência na área de Cirurgia, com ênfase em trauma, case report, laparoscopy, review e blunt trauma. Dario Birolini foi o primeiro professor titular de Cirurgia do Trauma do Brasil.
 
Defendeu a sua tese de doutoramento em 1969, fez concurso para livre docência em 1976 e concurso para professor adjunto em 1978. No momento é membro de 12 sociedades médicas nacionais e internacionais, entre as quais o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, o American College of Surgeons e a American Association for the Surgery of Trauma. Tem cerca de 150 trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais, escreveu mais de 80 capítulos de livros e editou uma dezena de livros.

 

Da Assessoria de Imprensa do Hospital de Emergência e Trauma de JP