Fale Conosco

14 de dezembro de 2011

Espaço LGBT atende 78 usuários em quatro meses de atendimento



Desde meados deste ano, João Pessoa conta com um espaço destinado às lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais que tiveram seus direitos violados e foram vítimas de discriminação, preconceito e intolerância pela orientação sexual e identidade de gênero. É o Centro de Referência dos Direitos LGBT e Combate à Homofobia (Espaço LGBT), criado este ano pelo Governo do Estado.

No período de 1º de junho a 30 de setembro deste ano, o Espaço LGBT atendeu 78 usuários vítimas de algum tipo de homofobia. De acordo com levantamento do Centro, 39% dos atendimentos foram feitos a usuários que relataram terem sofrido discriminação na rua e no espaço familiar. Outros 34% disseram ter sofrido violência física, enquanto 15% passou por violência psicológica, 7% alegaram ter sido vítimas de discriminação institucional e 5% relataram abuso financeiro.

Do total de atendidos, 73% são homens e 27%, mulheres. Quanto à orientação sexual, os dados são os seguintes: homossexual (85%), bissexual (9%), heterossexual (6%). Entre os homossexuais, 56% são gays; 17%, travestis; 15%, lésbicas; e 12%, transexuais.

Outros dados:

Faixa etária

18 a 29 anos – 38%

30 a 35 anos – 19%

36 a 45 anos 28%

46 a 70 anos 15%

 

Cor

Negra 3%

Branca 30%

Parda 60%

Amarela 7%

 

Renda

Até um salário mínimo – 71%

Dois a três salários mínimos – 8%

Três a seis salários mínimos – 21%

 

Escolaridade

Ensino Fundamental Incompleto – 21%

Ensino Fundamental Completo – 1%

Ensino Médio Incompleto – 3%

Ensino Médio Completo – 48%

Ensino Superior Incompleto 15%

Ensino Superior Completo – 12%

O que é – O Espaço LGBT é um centro que oferece atendimento e orientação psicossocial e jurídica, promove seminários, cursos e capacitação, além de ações itinerantes de promoção dos direitos de LGBT. Para tanto, propõe a articulação de uma rede de proteção e a garantia dos direitos de LGBT.

Em breve, o local disponibilizará um acervo com livros e publicações, criando uma biblioteca para subsidiar estudo e psquisas nessa área de conhecimento. É também, um ambiente de convivência, com atividades culturais, literárias, de capacitação e de lazer.

O espaço foi criado por meio das secretarias de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) e do Desenvolvimento Humano (Sedh), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, no âmbito do Programa Garantia e Acesso a Direitos.

Endereço do Espaço LGBT:

Praça Dom Adauto, 58, Centro, João Pessoa – PB

e-mil: espacolgbt@semdh.pb.gov.br.

Fone: (83) 3214-3095