João Pessoa
Feed de Notícias

Espaço HQ de maio discute o feminino e o masculino no universo dos quadrinhos

sexta-feira, 13 de maio de 2016 - 10:57 - Fotos:  Divulgação

O que é quadrinho fofo? O que é quadrinho de mulher? E o que é quadrinho de homem? Essas e outras questões serão discutidas na edição de maio do projeto Espaço HQ, realizado pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em João Pessoa. O evento, que acontece no sábado (21), começa às 14h. No mesmo horário começa a feira de quadrinhos, que se estende até as 18h e também acontece uma rodada do jogo OuBaPo. Às 16h, começa o bate-papo ‘Quem tem medo de tons pastéis? – O masculino e feminino nas HQs’, com Luiza de Souza (RN), Manassés Filho (PB), Megaron Xavier (PB) e Charlles Lucena (PB). A atividade gratuita acontece no submezanino 2 do Espaço Cultural José Lins do Rego.

 

A edição de maio do projeto tem parceria com a equipe da empresa Mago Cinzento juntamente com o estúdio Made in PB, responsáveis pelo evento independente ‘Escambo Cultural’, que promove a palestra ‘Realizando Projetos’, com Gabriel Jardim. O Escambo também realiza a sua feira de troca de HQs.

Debate ‘Quem tem medo de tons pastéis?’ – Muito se tem discutido sobre o feminino e o masculino no universo dos quadrinhos, onde o gênero e a estética delimitam a aceitação que aquele trabalho tem com o público, independente da qualidade da sua narrativa. O debate da edição deste mês do projeto tem a intenção de questionar o que são essas delimitações e o que elas causam na produção das histórias em quadrinhos e consequentemente na divulgação desses trabalhos.

Palestra “Realizando Projetos” – Quais as vantagens e desvantagens de se publicar de maneira independente. O que é bom e o que é ruim para o seu projeto, as melhores estratégias e como ser bem-sucedido. Essas e outras questões serão abordadas durante a palestra, tendo como base a experiência empírica de dois projetos de quadrinhos vitoriosos no Catarse.

Feira de venda e troca de HQs – Mesas disponíveis para vender quadrinhos autorais, exemplares da própria coleção e outros itens relacionados, como estatuetas, camisas, adesivos. Não é necessário pagar nenhuma taxa nem fazer inscrição. Local: Submezanino 2 do Espaço Cultural.

OuBaPo – Produção de quadrinhos experimentais em grupo, inspirado na corrente literária OuLiPo, formada por escritores e matemáticos, que propõem a libertação da literatura, aparentemente de maneira paradoxal, através de constrangimentos literários. Cada quadrinista será responsável por uma parte da história e as regras do jogo serão definidas entre os participantes. Traga o seu material de desenho e a criatividade. Local: frente da Gibiteca Henfil (submezanino 2).

Espaço HQ -  Desenvolvido pela Funesc, o projeto Espaço HQ realiza regularmente atividades voltadas a esse segmento de produção, como oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área. A primeira ação do projeto ocorreu em outubro de 2014 com o Laboratório de Quadrinhos, ministrado por Thaïs Gualberto. Desde então, novas edições aconteceram regularmente, passando a fazer parte da agenda permanente da Funesc.

A temporada de 2016 teve início em março e se estende até dezembro, com uma nova edição a cada dois meses. A atividade deste mês tem como objetivo apresentar o trabalho de quadrinistas da região ao público, bem como discutir as discriminações de gênero a partir da arte, mostrar as dificuldades que quadrinistas enfrentam ao fugir dos estereótipos. A ideia é reunir interessados no tema para um momento de interação, além de convidá-los a frequentar as atividades de HQ da Funesc, que tem fornecido espaço para a divulgação e comercialização do trabalho autoral de quadrinistas locais.

Charlles Lucena – Médico psiquiatra formado pela Universidade Federal da Paraíba e pelo HSVP-SES/DF e Roteirista de Um Cara Que Caiu do Céu (e não conhecia a vida) e da HQ vindoura “Pulsões”.

Gabriel Jardim – Tem 22 anos, é estudante de mídias digitais na UFPB. Autor independente de quadrinhos. Indicado ao HQ Mix de novos talentos desenhista 2015 por Café.

Luiza de Souza (RN) - Luiza de Souza tem 23 anos, estudou Publicidade e Propaganda na UFRN, mas largou a vida de agência para trabalhar com ilustração desde 2014. Luiza fez o roteiro e as ilustrações da HQ “Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos” em 2014 e do zine “Marcela, mulher. Melhore!”, em fevereiro de 2015 – ambos pela Editora Tribo.

Manassés Filho (PB) – Proprietário na capital pessoense da Comic House, loja especializada na comercialização de quadrinhos há 14 anos, Manassés Filho além de atuar na administração da empresa, desempenha o papel de produtor cultural, desde 2010, quando iniciou o projeto de Sessões de Autógrafos, com mais de 30 sessões realizadas em nossa cidade e mais de 50 quadrinistas dentre eles nacionais e quatro presenças estrangeiras que lançaram suas HQs em nossa Capital.

Além das sessões de autógrafos, o evento é procedido por debates entre leitores e autores, além de exibição de documentários e leituras dramáticas realizadas pelo próprio autor ou autores locais. Em 2012 organizou a Top! Top! – Convenção Paraibana de Quadrinhos, que reuniu quadrinistas do estado da PB, PE e RN, em um ambiente que proporcionou palestras, oficinas, exibições de documentários, mesas redondas e lançamentos exclusivos.

Megaron Xavier (PB) - Paraibano de João Pessoa, tem 27 anos e é graduado em Rádio e TV pela Universidade Federal da Paraíba. Trabalhou com audiovisual em projetos sociais e de formação profissional pelo estado, mas, apesar da formação acadêmica, sua carreira de paixão é o desenho.

Sempre rabiscou os cadernos escolares criando histórias dentro de sua imaginação e seguiu o aprendizado da arte de forma autodidata, hoje trabalha na área de ilustração editorial e quadrinhos para o público infantil. Trabalhou de forma freelancer com editoras como a FTD, publica quadrinhos de forma independente na Web desde 2013 na fanpage “Cotidiano Fantástico”. Ilustrou o livro “A História que Dormiu” da autora paraibana Norma Alvez, foi quadrinista do livro “José Lins do Rego em Quadrinhos”, texto de Iranilson Buriti, do livro “Arianos Suassuna em Quadrinhos” com o texto de Bruno Gaudêncio e recentemente do livro “Jackson do Pandeiro em Quadrinhos” com texto de Fernando Moura. Agora, em dupla com seu irmão e também desenhista Raoni Xavier, tem o projeto de lançar quadrinhos independentes sobre a alcunha de “Xavierez”. 

Serviço: 

Espaço HQ – 21 de maio

14h -  Palestra “Realizando projetos”, com Gabriel Jardim (programação do Escambo Cultural)

14h às 18h – Feira de Quadrinhos e Escambo Cultural: espaço para venda e troca de HQs autorais, de coleção e itens relacionados.

15h – OuBaPo: jogo que visa a produção de quadrinhos experimentais criados a partir de regras estabelecidas pelos participantes.

16h – Bate-papo: Quem tem medo de tons pastéis? – O masculino e feminino nas HQs com Luiza de Souza (RN), Manassés Filho (PB), Megaron Xavier (PB) e Charlles Lucena (PB)

Realização: Funesc | parceria: Mago Cinzento e Estúdio Made in PB