João Pessoa
Feed de Notícias

Espaço da Cidadania emite mais de 900 documentos em Guarabira

terça-feira, 3 de novembro de 2009 - 20:17 - Fotos: 

Durante todo o sábado (31 de outubro), os moradores do município de Guarabira, no Brejo Paraibano, foram beneficiados com o programa ‘Praça da Gente – Saúde e cidadania para todos’ do Governo do Estado. O evento começou às 7h da manhã, na Praça Lima e Moura, e disponibilizou espaços nas áreas de cidadania, saúde, higiene e beleza, social, educação e cultura.

Através do Espaço da Cidadania da Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciária (Secap), os moradores de Guarabira puderam tirar primeira e segunda vias de documentos como registro de nascimento, RG, CPF e carteira profissional, além de fotografias digitais e impressas, entre outros. No total, foram emitidos 929 documentos, sendo 229 carteiras de identidade, 164 carteiras de trabalho, 116 CPFs e 370 fotografias impressas.

Segundo o coordenador-geral do ‘Programa Cidadão’, Antônio Almeida, o serviço mais procurado durante o evento foi o de emissão de documentos. “A meta é atingir o máximo de pessoas. Levar esses serviços essenciais com qualidade é levar a cidadania para as pessoas mais necessitadas, que de alguma forma não teriam acesso a esses serviços caso não fôssemos até eles”, afirmou o coordenador.

Para a dona de casa Maria da Luz da Silva, que aproveitou para tirar segunda via da certidão de nascimento de seus dois filhos, “a iniciativa é de grande importância porque facilita o acesso ao serviço; praticamente não precisei nem sair de casa, economizei tempo e dinheiro”.

O ajudante de construção Erivaldo Freitas compartilha da mesma opinião. Segundo ele, “fazia muito tempo que precisava tirar minha carteira de trabalho e agora foi bem fácil; se eles não estivessem aqui nem sei quando iria tirar o documento”.

Já a estudante Tayná da Silva tirou sua primeira carteira de identidade. “Este ano vou prestar vestibular e, para fazer minha inscrição, precisava ter uma identidade; esse programa ‘Praça da Gente’ foi uma ótima oportunidade”, finalizou a estudante.

Estiveram envolvidos no programa, órgãos do Governo do Estado, como diversas secretarias. O programa também recebeu parceiros, a exemplo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Ministério Público do Estado e prefeituras de municípios a serem beneficiados.

Graça Macena, da Assessoria de Imprensa da Secap