João Pessoa
Feed de Notícias

Espaço Cultural vai ganhar um cineclube em meados de 2010

terça-feira, 29 de dezembro de 2009 - 18:14 - Fotos: 

Foi no Dia Internacional do Cinema (28 de dezembro) que a Academia Paraibana de Cinema (APC) ganhou uma sede oficial. Ela fica em uma sala estruturada, ao lado do Auditório Verde, anexo ao cine-teatro Banguê, na Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa. O órgão estadual vai ganhar em 2010 um cineclube, conforme anunciou seu presidente Maurício Burity.

A ação de instalar a sede da APC faz parte do esforço do órgão para agregar os mais diversos segmentos culturais em sua estrutura física. A solenidade, ocorrida no início da noite da segunda-feira (28), foi prestigiada por quase todos os 50 membros da APC, secretários de Estado, autoridades, produtores e fãs de cinema. Durante o evento, foram entregues prêmios às produções paraibanas que se destacaram em 2009 – nas palavras do presidente da APC, Wills Leal, o ‘Oscar’ paraibano. Pelo incentivo e as iniciativas junto ao cinema, o presidente da Funesc, Maurício Burity, recebeu o diploma de sócio benemérito da Academia Paraibana de Cinema.

“O convite feito à Academia Paraibana de Cinema faz parte de um planejamento para agregar os segmentos culturais à Funesc. Dessa mesma forma, outros segmentos serão também convidados, com o objetivo de tornar o Espaço Cultural um ambiente ainda mais vivo de cultura”, declarou Maurício.

Com respeito ao cineclube, o presidente da Fundação previu que ocorrerá em meados do ano que vem. “Vamos transformar o Auditório Azul em um cineclube, uma sala com conforto e bons equipamentos para fomentar a cultura do cinema de arte e a produção paraibana, desde a projeção de filmes até o debate em torno das obras e seus temas”, acrescentou.

Ele frisou ainda que o novo setor caminhará em paralelo à programação do cine-teatro Banguê, “onde a Academia Paraibana de Cinema terá voz ativa e poderá indicar filmes a serem exibidos na tela grande”.

 

Da Assessoria de Imprensa da Funesc