Fale Conosco

26 de novembro de 2013

Espaço Cultural será tema da edição 2014 do Fenart



O governador Ricardo Coutinho garantiu a realização da 14ª edição do Festival Nacional de Arte (Fenart) em 2014. O evento marcará a reinauguração do prédio do Espaço Cultural José Lins do Rego após a sua primeira grande reforma em 31 anos de existência. O Festival deve acontecer após entrega das obras desse e de outros equipamentos culturais do Estado, prevista para maio do ano que vem.

Mesmo sem data definida, a Funesc está trabalhando para formatar o Fenart 2014, que já tem tema e homenageado definidos. O Espaço Cultural, templo da cultura paraibana há 31 anos, será o tema do Festival. O grande homenageado será o poeta nascido no Engenho Pau d’Arco, autor da obra “EU”, Augusto dos Anjos. Patrono da cadeira nº 1 da Academia Paraibana de Letras e também da Academia Leopoldinense de Letras e Artes, o escritor paraibano foi escolhido por ser 2014 o ano do centenário de sua morte, ocorrida no dia 12 de novembro de 1914, na cidade de Leopoldina, Minas Gerais.

Desde que assumiu a presidência da Funesc, em setembro deste ano, Lau Siqueira manteve diálogos com as diversas classes artísticas e, com base nessas conversas, com a participação de fóruns, produtores culturais e artistas, a proposta para o Fenart 2014 está sendo construída. Para a próxima edição, a ideia é apresentar uma programação com uma grande diversidade de espetáculos, onde todas as linguagens estejam contempladas, devendo incluir ações que preencham o vazio entre as apresentações, dando um aspecto mais dinâmico. O caráter de formação também será agregado, por meio de atividades voltadas para as necessidades de cada segmento artístico, com o intuito de fazer com que o festival se transforme em um espaço de multiplicação cultural.

Queremos construir coletivamente um marco propositivo e definidor do futuro das políticas culturais da Paraíba. Desejamos que a cultura paraibana esteja permanentemente representada dentro do Espaço Cultural e vamos fazer este caminho através de estratégias de Economia Criativa e Solidária, incluindo a produção paraibana como alternativa para o nosso povo e para os turistas que visitarem o nosso Estado. Esse aspecto está sendo negociado junto com a Universidade Federal da Paraíba e Sebrae. O XIV Fenart será apenas o ponto de partida para a solidificação de um novo conceito num espaço que deverá priorizar feiras de cultura, abrigando os saberes tradicionais e a inquietação dos nossos criadores”, disse o presidente Lau Siqueira.

Desde já, a Funesc já vem promovendo ações prévias para promover a sua interiorização. Uma delas é o projeto “Tamarindeiros”, referência à obra de Augusto dos Anjos, que funcionará como um chamamento para a próxima edição do Fenart. A ideia consiste em plantar tamarindos em pontos culturais de várias cidades. O primeiro plantio será no Espaço Cultural. A ação está sendo pensada junto com representantes do movimento ambiental do município de Sapé.

Music from Paraíba – Depois do show de lançamento da coletânea resultante do primeiro edital de música da Funesc, a proposta é realizar, a cada mês, shows com as atrações contempladas. O próximo evento acontecerá no dia 8 de dezembro, com a participação das bandas Néctar do Groove e Seu Pereira. Um novo edital também será lançado no próximo mês com algumas modificações significativas com relação ao anterior. Desta vez, será produzida uma caixa com cinco CDs divididos por categorias.