João Pessoa
Feed de Notícias

Espaço Cultural celebra Ano da Astronomia com mostra nesta quarta (2) e quinta-feira (3)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009 - 12:19 - Fotos: 

Trinta e seis trabalhos estão sendo expostos na 10ª Mostra Científica que acontece todos os anos na Estação Ciência do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A abertura será nessa quarta-feira, às 9h no Teatro de Arena.

Os trabalhos foram escolhidos durante as mostras de ciências realizadas esse ano nas escolas públicas municipais, estaduais e federais do Estado. A 10ª Mostra Científica prossegue nesta quarta (2) e quinta-feira (3), com visitação pública das 8h às 12h e das 14h às 17h30. Este ano, os trabalhos prestam uma homenagem ao Ano Internacional da Astronomia. Os melhores trabalhos serão premiados. A entrada é gratuita.

Alunos de 20 escolas estão empenhados em participar do evento. Eles têm de 11 a 16 anos e, para muitos, é a primeira vez que participam de uma mostra onde o conhecimento científico adquirido por eles está competindo com o aprendizado de alunos de outras escolas.
 
Emanuelle Cristina Silva de Oliveira faz o 7º ano e se esforçou para participar da mostra. Seu trabalho se chama “De olho nos astros” e foi um dos escolhidos. “Eu pesquisei e li muito para poder montar esse trabalho. Como não tenho computador em casa, gastei dinheiro nas lan houses para ter acesso à internet. Batalhei, mas consegui”, assegurou Emanuelle.
 
Menina franzina de cabelos longos bem arrumados, Emanuelle tem força na hora de falar. Até para dizer a idade ela dá sinal de quem acha importante crescer. “Tenho 11 anos. Quer dizer: 12, pois já vou fazer aniversário daqui a seis dias. Já estou pensando no futuro porque esse aprendizado vai ser importante para minha vida”, reforçou Emanuelle.
 
Aprendizado para alunos e professores

O aprendizado da mostra é dividido entre alunos e professores. Eles trocam ideias, criatividade e conhecimento. A professora Elizabeth Sobreira Camurça ensina ciências há 30 anos. Ela faz questão de participar, junto com seus alunos, de todo processo de discussão do tema, da indicação da pesquisa e confecção do trabalho. “Passo o ano todo ensinando em sala de aula. A mostra é a prova do que o que foi repassado por mim para eles, foi entendido. Ver as crianças desenvolverem o que ensinei é muito gratificante. Eu e eles conseguimos”, enfatizou.

Mas a professora Elizabeth, embasada em seus anos de experiência, chama atenção para a responsabilidade das escolas e dos poderes públicos para o ensino. “Um evento como esse tem que ter a participação de todas as escolas públicas. Ninguém poderia ficar de fora e as escolas teriam que dar condições para que os alunos participem, afinal a oportunidade tem que ser dada a todos”, afirma a professora.
 
Mostra é realizada há 10 anos
 
Há 10 anos, a Estação Ciência do Espaço Cultural realiza a Mostra Científica. Para o coordenador científico da Estação, Antônio Manoel Gomes da Silva, “essa é a oportunidade dos alunos de escolas públicas mostrarem seu potencial e fazer ciência. Eles produzem nas escolas e interagem aqui na mostra”. O objetivo do evento é incentivar a realização de feiras de ciências nas escolas da rede pública da grande João Pessoa.
 
Premiação – Os alunos e escolas que participam da mostra serão premiados.. Uma comissão composta por integrantes da Estação Ciência e professores convidados vão avaliar os trabalhos pelos seguintes critérios: capacidade criativa e minuciosidade; pensamento científico e habilidade; clareza e síntese.
 
Os alunos serão avaliados de acordo com o nível de escolaridade dividindo em grupos: grupo I (6º e 7º anos), grupo II (8º e 9º anos) e grupo III (ensino médio). Os três primeiros lugares de cada grupo receberão medalhas e a escolas dos alunos que tirarem em primeiro lugar, ganharão troféus. Todos os alunos receberão medalhas de participação.
 
Este ano, a 10ª Mostra Científica recebe o importante apoio da Coordenação de Literatura da Fundação Espaço Cultural (Funesc). “Além da parceria na confecção de material gráfico para a Mostra, vamos dividir três prêmios entre os primeiros lugares, que são uma bolsa de seis meses numa academia de ginástica, uma bolsa num cursinho de pré-vestibular e uma bolsa num curso de inglês. É uma forma de incentivar o envolvimento dos alunos a participar”, afirmou a coordenadora de literatura, Gabriela Marques.
 
Os trabalhos premiados serão anunciados no encerramento da mostra, que acontece nessa quinta-feira (3), às 16h30, no Teatro de Arena. Depois da premiação haverá apresentação do Grupo de Dança da Funesc.
 
Serviço
 O que é: 10ª Mostra Científica na Estação Ciência
 Onde: Estação Ciência do Espaço Cultural
 Quando: 2 e 3 de novembro, aberto ao público das 8h às 12h e das 14h às 17h30.
 Quanto: entrada gratuita.

Assessoria de Imprensa da Funesc