Fale Conosco

11 de outubro de 2013

Espaço Criança leva circo, música e brincadeiras à Praça Coqueiral



A segunda edição do ‘Espaço Criança”, promovido pela Fundação Espaço Cultural (Funesc), ocorrerá na Praça Coqueiral, no bairro Mangabeira II, em João Pessoa, neste sábado (12), em comemoração ao Dia da Criança. A programação gratuita começa às 17h e prevê brincadeiras, música e circo, com shows da cantora Érica Maria e dos grupos Los Iranzi, Carroça de Mamulengos e Palhaço Aleluia.

Já conhecida do público adulto, a cantora Érica Maria e sua trupe levarão à praça o show inédito “Érica Mainha”, dedicado às crianças em homenagem ao seu dia. A ideia é garantir a diversão dos pequeninos com músicas de artistas locais e nacionais.

O grupo circense Los Iranzi e o Palhaço Aleluia, integrante do grupo Carroça de Mamulengos se apresentarão juntos, promovendo atividades interativas com a participação do público.

O evento tem objetivo de comemorar o Dia da Criança de forma interativa, resgatando antigas músicas e brincadeiras que povoam o universo infantil e são transmitidas de geração a geração. A ação faz parte do projeto “Funesc tá na rua”, que consiste em levar atrações culturais às praças públicas da capital e interior do Estado.

Palhaço Aleluia Antônio Gomide é o primogênito da família. Nasceu na cidade do Crato, aos pés da chapada do Araripe (CE). Seu nome é uma homenagem ao mestre Antônio do Babau, artista que formou Carlos Gomide na arte de brincar bonecos. Antônio, que foi o filho que mais demorou para aprender a ler e escrever, hoje é um estudioso autodidata que se tornou um poeta de rimas, de repente perene. É o palhaço Aleluia, musicista-pifeiro, compositor, brincante e artesão que herdou a habilidade e a linguagem estética do pai, a criação de bonecos, cenários e adereços cênicos.

Companhia Carroça de Mamulengos – É uma trupe formada por uma família de brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços que há 35 anos viaja o Brasil apresentando a sua arte. Originalmente formada pelos irmãos Maria, Antônio, Francisco, João, Pedro, Matheus, Luzia e Isabel, e seus pais Carlos Gomide e Schirley França, a companhia divide a cena com Elen Carvalho e Idalia Campos e os músicos Beto Lemos e Ana Rosa Guedes.

Los Iranzi A união entre dois integrantes do grupo, o palhaço Chumbinho (Tarcísio Junior) e a palhaça Mamadera (Viky Iranzi) no ano de 1997, dá início a uma nova família circense os “Los Iranzi”. Com a chegada de Jujuba (Luana Iranzi), Espoleta (Pedro Iranzi) e Cochinha (Manuela Iranzi) o grupo se completa. O Grupo Los Iranzi mantém suas raízes levando a arte aos lugares mais insólitos e carentes de cultura sempre com a ideia de resgatar os valores humanos o respeito pelo próximo de doar e de fazer rir. Com oficinas e espetáculos buscamos difundir a arte mambembe aos povos.

Uma família de brincantes! Seis palhaços em cena, Chumbinho, Mamadera, Jujuba, Espoleta, Cochinha e Perna Bamba, brincam com a magia do picadeiro, transformando números tradicionais em uma fantástica historia possibilitando ao espectador um contato direto ao mundo imaginário do circo resgatando as tradições mambembes unindo musica, teatro e um texto simples e popular.

Show Érica Mainha A proposta é de um espetáculo com músicas originais e releituras de sucessos infantis, transportam as crianças para um momento de diversão, interação e alegria. No repertório, músicas de cantigas de roda, clássicos da MPB, em sua maioria, na versão da Galinha Pintadinha e Patati & Patata, que diverte e encanta. Érica Maria também faz uma interação com as crianças, que tocam instrumentos de percussão junto com ela, dançam e cantam, como deve ser o mundo de uma criança, sem nenhuma preocupação.

Serviço

2º Espaço da Criança

Data: 12/10

Hora: 17h

Local: Praça do Coqueiral, localizada no bairro Mangabeira II