João Pessoa
Feed de Notícias

Espaço Cine Digital exibe o filme ‘Os monstros’ no projeto Sessão Vitrine

quinta-feira, 17 de novembro de 2011 - 14:20 - Fotos:  Assessoria

O filme “Os monstros” será a atração deste final de semana do projeto Sessão Vitrine do Espaço Cine Digital realizado pela Fundação Espaço Cultural (Funesc), em João Pessoa. As sessões, às 20h, começam na sexta-feira e se repetem no sábado e no domingo (18, 19 e 20), e são antecedidas pela exibição do curta “Adormecidos”, de Clarissa Campolina (MG).

“Os monstros” é dirigido pelos Irmãos Pretti e os Primos Parente (Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti). A proposta do Espaço Cine Digital é oferecer ao público produções nacionais inéditas que não entram no circuito comercial. Os filmes chegam ao público com ingresso aos preços de R$ 4 (inteiro) e R$ 2 (meia-entrada).

O título do filme já é bem enigmático. “Não tem um sentido fechado. Cada vez que revejo o filme, o título ganha um novo sentido. Já ouvi ótimas conjecturas a respeito. Prefiro continuar ouvindo que chegar a uma conclusão”, disse Guto Parente, em entrevista. “Os Monstros” trata da amizade, mas é, sobretudo, uma obra em defesa da liberdade de criação, de acordo com definição dos diretores.

O filme retrata a vida de um grupo de amigos e suas frustrações, inspirado na amizade dos próprios realizadores. A produção já esteve presente em festivais como o 22º FidMarseille (França), 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, 10ª Mostra do Filme Livre, 6º Festival Latino-Americano de São Paulo, Cine Esquema Novo 2011 e Festival Internacional Lume de Cinema. Também recebeu menção especial do júri no 13º Bafici (Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires, na Argentina).

O curta “Adormecidos” faz uma síntese da noite em seis minutos. “Por toda a parte, quando anoitece, luzes e cartazes publicitários tornam-se os únicos seres com vida entre as ruas inertes. Seres que nunca se encontram, desconhecidos quase exatamente iguais”, diz a sinopse do filme que tem roteiro, direção e fotografia assinados por Clarissa Campolina e montagem de Luiz Pretti.

Sobre o projeto – Em João Pessoa, o projeto Sessão Vitrine continua neste mês e vai até o primeiro fim de semana de dezembro. A próxima atração da lista é “Os Residentes”, de Thiago Mata Machado (25 a 27 de novembro) e quem encerra é o “Crítico”, de Kleber Mendonça (2 a 4 de dezembro). A programação completa e trailers dos filmes podem ser vistos no site do evento (http://www.sessaovitrine.com.br/).

Serviço:
Data: 18, 19, 20/11
Hora: 20h
Local: Espaço Cine Digital – Funesc

Exibições em João Pessoa
04 a 06/11 – “Pacific”, de Marcelo Pedroso
11 a 13/11 – “A fuga da mulher gorila”, de Felipe Bragança e Marina Meliande
18 a 20/11 – “Os monstros”, de Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diógenes e Ricardo Pretti
25 a 27/11 – “Os residentes”, de Thiago Mata Machado
02 a 04/12 – “Crítico”, de Kleber Mendonça