Fale Conosco

13 de dezembro de 2011

Espaço Cine Digital exibe o filme ‘A Última Fuga’



O filme “A Última Fuga”, de Léa Pool (“La Dernière Fugue”, no título original em francês), será exibido nesta sexta-feira, às 19h30, no Espaço Cine Digital da Fundação Espaço Cultural (Funesc). Com entrada gratuita, a sessão é fruto de uma parceria entre a unidade de cinema da Funesc e a Aliança Francesa de João Pessoa, com apoio cultural de Québec Bureau São Paulo.

Adaptado de “Une Belle Mort“, de Gil Courtemanche, o filme de Léa Pool é delicado e melancólico ao falar da morte como opção consciente, dos laços entre pais e filhos e de como um gesto pode definir toda uma vida.

“A Última Fuga” começa com a família Lévesque reunida para o Natal. O patriarca, antes um homem altivo, sofre com o avanço do mal de Parkinson, e família tem uma noite não tão feliz, com o comportamento dele levantando a discussão sobre seu destino.

A esposa se sente obrigada a permanecer com ele e assumir seu novo papel de “mãe do marido”, as filhas querem que ele seja internado e o neto mais próximo dele, Sam, quer ajudar o avô a morrer da melhor forma possível.

O filho mais velho, o artista André, percebe que Sam tem alguma razão e em pouco tempo se forma um pacto entre mãe, pai, filho e neto, para dar ao chefe da família um fim digno. A decisão não é bem aceita por todos, e flashbacks mostram a relação da família com esse pai, em especial sua relação com André, e como ela definiu todo o futuro do filho.

Serviço

Filme: A Última Fuga, La Dernière fugue (França/Canadá/Luxemburgo, 2010) / Comédia dramática em cores. Duração 92’. Classificação etária 14 anos/ Direção: Léa Pool.

Data: sexta-feira (16/12)

Hora: 19h30

Local: Espaço Cine Digital (Funesc)

Entrada: Gratuita

Promoção: Espaço Cine Digital, Aliança Francesa, Québec bureau São Paulo