Fale Conosco

5 de abril de 2011

Espaço Cine Digital exibe o filme “Uma empresa decente” nesta quarta-feira



O filme “Uma empresa decente” (no original, “A decent factory”) será exibido nesta quarta-feira, às 19h30, no Espaço Cine Digital da Fundação Espaço Cultural (Funesc). A sessão gratuita faz parte de mais um ciclo temático de cinema francês. Tendo os processos da globalização como principal mote, cada filme deste ciclo aponta para uma temática específica como economia, sociedade, desenvolvimento, saúde e meio-ambiente. O foco deste semestre recai em uma coleção de filmes documentários sobre as grandes problemáticas do mundo contemporâneo.

A realização do evento é uma parceria entre  Aliança Francesa, Tintin Cineclube e Funesc, através do seu Espaço Cine Digital.

Dirigido por Thomas Balmès, “A Decent Factory”, é uma produção franco-finlandesa de 2004 que aborda a dúvida entre se guiar pelo desejo de obter lucro ou obedecer a princípios morais. A questão é crucial para uma empresa como a Nokia, que está transferindo a sua produção para a China, país em que a mão de obra é barata. Seu “especialista em civilidade” visita, então, a fábrica chinesa para ver como se organiza o seu fornecedor e, sobretudo, para tentar remediar as conseqüências da transferência de mão de obra para o exterior: corrupção, direitos humanos, higiene e habitação deixados de lado.

O filme traz a reflexão sobre, afinal, o que é uma empresa correta? Se as multinacionais têm tentado, desde há pouco tempo, se dotar de uma nova imagem ética, a questão da responsabilidade social estendida aos serviços terceirizados permanece sendo um dos grandes desafios da globalização.

SERVIÇO:
Ciclo Globalização, com o filme “Uma empresa decente”, de Thomas Balmès
Data: quarta-feira, 6 de abril
Hora: 19h30
Local: Espaço Cine Digital da Funesc
Preço: grátis
Realização: Aliança Francesa, ABD-PB, Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, Clube de Cinema Fora do Eixo.
Apoio: Ministério da Cultura, Cine Mais Cultura, CNC (Conselho Nacional de Cineclubes), Fundação Espaço Cultural (Funesc)