Fale Conosco

15 de junho de 2011

Espaço Cine Digital exibe “Cocalero”, no Tintin Cineclube



O documentário “Cocalero”, de Alejandro Landes, será exibido nesta quarta-feira (15), às 19h30, no Espaço Cine Digital, em João Pessoa. A sessão gratuita, que faz parte do projeto Selecta do Tintin Cineclube, será apresentada por Rogério Klüppel.

Fruto de parceria entre o Tintin Cineclube e a unidade de cinema da Fundação Espaço Cultural (Funesc), a sessão Selecta tem a intenção de expandir o diálogo sobre os diferentes processos da produção cinematográfica. A proposta consiste em convidar pessoas envolvidas com a área de audiovisual para apresentar e abrir a discussão sobre um filme específico de seu interesse.

O filme desta semana é uma produção da Bolívia e Argentina. Lançado originalmente em 2007, o documentário “Cocalero” mostra um pouco da realidade do povo indígena boliviano que sobrevive do cultivo da folha de coca.

“Fruto da tensão entre a política americana antidrogas e a resistência do povo indígena boliviano, que sobrevive do cultivo da folha de coca, Evo Morales viaja pelo país, sempre de jeans e tênis, promovendo um levante popular que o transformaria no primeiro presidente indígena da história da Bolívia”, diz a sinopse do filme.

A produção segue de perto os bastidores da campanha presidencial. A narrativa também investiga o funcionamento da organização sindical que apóia Evo politicamente, através da figura central de Leonilda Zurita, líder dos chamados cocaleros.

Serviço

Sessão Selecta, por Rogério Klüpel

Filme: “Cocalero”, de Alejandro Landes [doc, 94’, 2007, Bolívia/Argentina]

Data: quarta-feira (15)

Hora: 19h30

Local: Cine Espaço Digital da Funesc (Rua Abdias Gomes de Almeida, nº. 800 – Tambauzinho)

Entrada: Gratuita

Realização: ABD-PB, Ponto de Cultura Urbe Audiovisual, Clube de Cinema Fora do Eixo

Apoio: Fundação Espaço Cultural, Ministério da Cultura, Cine Mais Cultura, CNC (Conselho Nacional de Cineclubes)