João Pessoa
Feed de Notícias

Espaço Cine Digital da Funesc terá curso de direção de atores e interpretação cinematográfica

terça-feira, 17 de julho de 2012 - 09:34 - Fotos: 

Curso será ministrado pelo diretor Christian Duurvoort (Foto: Sandra Alves)

Estão abertas as inscrições para o Curso de Direção de Atores e Interpretação Cinematográfica. A realização é do Centro Audiovisual Norte Nordeste (Canne), em parceria com o Núcleo de Produção Digital da Paraíba (NPD-PB) e seu comitê gestor (Funesc, Funjope, Associação Brasileira de Documentaristas da Paraíba ABD-PB, Secretaria da Cultura e Paraiwa). As aulas serão ministradas no período de 30 deste mês a 3 de agosto pelo diretor Christian Duurvoort. Os interessados devem se inscrever até o próximo dia 23, pela internet.

As inscrições para o curso são gratuitas e a ficha de inscrição estará disponível para download no site da Funesc (www.funesc.pb.gov.br) ou poderá ser solicitada pelos e-mails cine.funesc@gmail.com e  oficinasnpdpb@gmail.com.  Após preencher o formulário, deve-se enviá-lo para os emails acima citados ou entregar pessoalmente na sala do Cine Bangüê  do Espaço Cultural (rampa 4), de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 15h às 20h. São oferecidas 20 vagas e o resultado da seleção será divulgado no dia 27 deste mês, nos sites da Funesc e da ABD-PB.

O foco do curso é a relação ator/diretor/criador de imagens. O curso parte de conceitos e técnicas de atuação para fazer com que o aluno experimente em seu próprio corpo como o ator produz imagens. Melhorando a habilidade do diretor em se comunicar com o ator e avaliar como atua. E do ator em perceber o que produz e como produz.

O curso é prático e teórico, de técnica e de experimentação. Aos alunos são oferecidos conceitos, ferramentas, técnicas corporais, exercícios, improvisações que são utilizados na preparação de elenco.

O ministrante – Christian Duurvoort realizou a preparação de elenco dos filmes “A Montanha”, direção de Vicente Ferraz; “Xingu”, direção de Cao Hamburger; “La Redota”, direção César Charlone; “Nosso Lar”, direção de Wagner de Assis; “400 Contra Um”, direção de Caco Souza; “Os Capitães da Areia”, direção de Cecília Amado; “O Natimorto”, direção de Paulo Machline; “Ensaio Sobre a Cegueira”, direção de Fernando Meirelles; “Cidade de Deus”, direção de Fernando Meirelles e “Desmundo”, direção de Alain Fresnot, entre outros.

Sobre o Canne – O Canne tem o objetivo de incrementar a formação especializada na área do audiovisual nas regiões Norte e Nordeste através de cursos gratuitos de curta duração ministrados por profissionais do setor com experiência prática e didática. Até hoje foram realizados 94 cursos gratuitos de curta duração nas regiões Norte e Nordeste capacitando quase 2000 alunos, profissionais do audiovisual,  professores e estudantes de cinema, comunicação e artes.

Produção local – A produção local do evento é uma realização da Funesc, Funjope, Associação Brasileira de Documentaristas da Paraíba (ABD-PB), Secretaria da Cultura e Paraiwa. Estas instituições fazem parte do NPD (Núcleo de Produção Digital) que desenvolve ações no intuito de viabilizar, capacitar e articular a produção audiovisual do Estado. Integra a Rede Olhar Brasil do Ministério da Cultura do Governo Federal.