João Pessoa
Feed de Notícias

Espaço Cine Digital da Funesc exibe sessão gratuita do ciclo “Do palco à tela”

terça-feira, 2 de agosto de 2011 - 09:20 - Fotos: 

Capturar a efemeridade de uma apresentação teatral em vídeo para que ela vá além da memória do espectador é o desafio do cineasta francês Stéphane Metge, que transporta do palco para a tela uma produção do renomado diretor francês Patrice Chéreau. O documentário “Fedra-Phèdre” é a atração desta quarta-feira (3) na sessão “Do Palco à Tela”, promovida pela Aliança Francesa e Tintin Cineclube em parceria com a Fundação Espaço Cultural (Funesc). A sessão gratuita será exibida às 19h30, no Espaço Cine Digital.

O filme “Fedra-Phèdre” (França, 2003), do documentarista Stéphane Metge, é o resultado da gravação do espetáculo teatral homônimo, de Patrice Chéreau. No elenco estão Christiane Cohendy, Dominic Blanc e Pascal Greggory.

O documentário revela, a partir do olhar de Chéreau, a tragédia do desejo e da morte escrita por Racine concentrada em uma questão intrigante: como dizer o que não pode ser dito. Se a perpetuação do que há de efêmero em uma experiência teatral na memória do espectador é um dos trabalhos de um diretor, capturar este efêmero em vídeo passa a ser um desafio. Antoine Vitez dizia que, no teatro, a conservação correta é impossível. Mas ponderava: “É justamente porque não pode ser feita que deve ser feita”.

A dimensão da lógica do autor e diretor francês está em prática nos títulos da coleção “Do palco à tela”. No prefácio da série, produzida em maio de 2005, o crítico francês Georges Banu usa uma citação de Shakespeare para personificar a noção do seu conceito de efêmero – “Já viu um escultor esculpir um sopro?”.

Este conceito, segundo Banu, é o que embriaga o espectador após o apagar do teatro. “O efêmero seria a essência do espetáculo erigida em destino. Nada nem ninguém pode escapar-lhe”. E completa: “Ao procederem os registros de seus espetáculos, realizam o belo empreendimento da escultura do sopro, isto é, tentam reter o vestígio das suas obras passageiras”.

 

Serviço:

Sessão “Do Palco à Tela”

Filme: Fedra- Phèdre

Data: Quarta-feira (03/08)

Hora: 19h30

Local: Espaço Cine Digital da Funesc

Entrada: Gratuita

Informações: 3211-6281