João Pessoa
Feed de Notícias

Escurinho e Pífano Perfumado encerram atividades da Semana de Arte

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013 - 10:39 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

Durante três noites, o público pessoense e turistas vivenciaram a arte por meio das apresentações de dança, música, teatro, artes plásticas e visuais interpretadas pelos alunos e professores na Semana de Arte em Movimento realizada no Centro Estadual de Arte (Cearte), localizado no Mosteiro de São Bento, no bairro do Varadouro, Centro de João Pessoa. As atrações principais da última noite foram Escurinho e Pífano Perfumado.

O encerramento ocorreu na área externa com o intuito de atrair a atenção do público para se integrar a todas as formas de arte e se embalar ao som do forró rabecado, coco, ciranda, violão, zabumba, bateria e triângulo do “Pífano Perfumado”, do município paraibano de Monteiro. Luiz Gonzaga, Gonzaguinha e Jackson do Pandeiro foram as principais interpretações do grupo. Em seguida, para encerrar, subiu ao palco o cantor e compositor Escurinho.

Apresentações - Outra grande atração simultânea ao evento foi a intervenção artística de dança contemporânea das alunas da coreógrafa Ângela Navarro, além das apresentações de dança de salão e canto lírico. A alegria também tomou conta da platéia com a apresentação das danças urbanas e clown em um espetáculo misto com a coreografia “Soul Alegria”, do professor de Danças Urbanas, Vant Vaz.

O aluno do curso de clowns, Francisco Bráz, mais conhecido como “palhaço algodão”, estava ansioso para mais uma apresentação. “Estou no Cearte há dois anos. Comecei fazendo danças urbanas e me apaixonei pelo palhaço, o clown. Aqui nos tornamos uma família e o que é melhor: fazer todo mundo sorrir”, disse.

O curso de clown também tem revelado grandes talentos do universo circense como o mais novo palhaço, o Caçoá. O aluno Sebastião Terra revelou que mesmo depois dos 40 anos foi possível realizar um sonho de infância. “Sou da zona rural de Pernambuco e lembro bem que quando o circo chegava na cidade era uma alegria e eu ficava encantado. Hoje subi no palco e fazer desde às crianças aos adultos sorrirem é o melhor presente”, destacou o palhaço Caçoá, que já faz parte de um projeto de extensão no bairro de Cruz das Armas com crianças da comunidade.

O professor de Teoria Musical, Honésimo Alves, elogiou o nível de qualidade dos alunos do Cearte. “A cada ano eles superam nossas expectativas e essa semana todo mundo pode respirar cultura. Fico feliz por nosso curso ter se destacado na área de música, pois a demanda de teoria musical para concursos e vestibular tem aumentado bastante. Muitos de nossos alunos tiveram a oportunidade de ingressar no mercado e na academia”, relatou entusiasmado o professor.

A coordenadora do Cearte, Laura Moreno, acompanhou todos os preparativos e apresentações da plateia e avaliou de forma positiva o evento. “Todo mundo acompanhou compenetrado as apresentações e era tudo o que queríamos: mesclar as atividades e levar tudo o que produzimos para o conhecimento da população. Aqui é um espaço de arte, criação e movimento”, completou Laura.

O cantor e compositor Escurinho foi a última apresentação da noite e agradeceu ao convite para encerrar a Semana de Arte em Movimento. “É fundamental João Pessoa ter uma escola voltada exclusivamente para a arte com professores qualificados e alunos de tanto talento. Tocamos em muitos shows, mas cantar para um público que respira arte é melhor ainda. Agora me sinto parte deste universo artístico”, revelou.

Matrículas abertas – O Centro Estadual de Arte está com matrículas abertas até 7 de março de 2014 para os seguintes cursos: Figurino, Teatro, Teatro para Crianças, Jogos Cênicos e Cavalo Marinho, Dança Contemporânea, Criação Coreográfica em dança Contemporânea, Ballet, Dança Clássica Infantil, Dança Clássica II, Dança do Ventre, Dança de Salão, Danças Urbanas/ Dança de Rua, Violão Popular, Violão Clássico, Canto Lírico, Canto Popular, Técnica Vocal, Teclado, Guitarra, Harmonia e Improvisação, Teoria Musical, Contrabaixo Acústico, Xilogravura, Desenho Artístico, Desenho, Cerâmica, Papel Artesanal, Fotografia, Foto Lata, Pintura Acrílica sobre Tela e Pintura.

Serviço – O Centro Estadual de Arte está instalado no Mosteiro de São Bento, localizado na Av. General Osório, 36, Varadouro, em João Pessoa. Mais informações pelo telefone: 3214-2923.