João Pessoa
Feed de Notícias

Escurinho e Coletivo Tanz são atrações do Circuito Cultural nesta sexta-feira

quinta-feira, 8 de maio de 2014 - 10:21 - Fotos:  Divulgação

Artes visuais, dança e música integram a programação, desta sexta feira (9), do Circuito Cultural, em João Pessoa. A partir das 15h, grafiteiros da Capital e de Campina Grande darão continuidade à intervenção no muro da Escola Thomás Mindello, na lateral da Praça Pedro Américo, no Centro. É o Coletivo Graffiti Paraíba, que tem o intuito de promover a arte de rua em todo o Estado.

A programação prossegue, às 21h, com a dança do Coletivo Tanz (Ademilton Barros e Erik Breno) no Largo de São Pedro. A dupla apresenta o espetáculo Terreiro Envergado, que resgata conceitos da dança teatral popular, com gestos e jogos propostos pelo próprios intérpretes.

O cantor e compositor Escurinho é o anfitrião da Ciranda de Maluco, às 23h, na Cachaçaria Philipéia. Com uma trajetória de quase 30 anos, Escurinho tem na bagagem três CDs, um DVD, além de apresentações nacionais e internacionais. Neste projeto, o cantor revela sua pesquisa sobre cultura popular, expressões nordestinas e divulgação da produção musical paraibana, uma vez que recebe no palco artistas convidados. Além dele, irão participar as bandas Arupemba, Caburé Carimbó Clube, Datura Reggae e Licenciosa.

Com Joca das Condonga na voz, Jairo Conrado na bateria, Morani Man no contrabaixo, Leandro Dub na guitarra, Kariri na viola, e Tom e Katiusca na percussão, a banda Arupemba produz seu som registrando o cordel, repente, coco, maracatu, ciranda, baião e rock. Já a Caburé Carimbó Clube é formada por Tiago Moura na voz, Rudá Barreto e Marcelo Vilar nas guitarras, George Glauber na bateria, Zé Ilton no contrabaixo e Uaná Barreto no teclado. O grupo toca ritmos de artistas paraenses, como Pinduca e Dona Onete, passando pela nova geração como Felipe Cordeiro.

Buscando as raízes da música reggae, a banda Datura Reggae, comandada pelo vocalista e compositor Davi Gabinio, apresenta letras que refletem o universo dos grandes centros urbanos em contraste com a realidade sociocultural em que o grupo está inserido. A banda é formada pelo guitarrista Dartanhan, pelo baixista Hiwry, pelo guitarrista Lineker e pelo baterista Alisson.

Por fim, constituído em 2010, o Grupo Licenciosa guarda em suas composições algumas entrelinhas que dialogam com os acordes e batidas de sua música, descrito pela banda como Rock ‘MpBregAlternativo’, e executada por Rojão Ramos, nos vocais e guitarra; Marcondes Orange, na bateria; Amadeus Coisethal, no contrabaixo; e Edson Araújo, na guitarra.

O Circuito Cultural segue até domingo (11), com programação gratuita. e acontece no Centro Histórico da Capital, em uma realização do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e do Movimento Cultural Varadouro.