Fale Conosco

7 de maio de 2015

Escritório da Emater de Caraúbas funciona em novas instalações



Os agricultores familiares do município de Caraúbas, no Cariri, já são atendidos pela Emater PB, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em novas instalações. O novo ambiente foi inaugurado durante a festa de 18 anos de emancipação política do município de Caraúbas, no Cariri, e 320 anos de sua fundação, ocorrida no sábado (2).

A programação da festa, elaborada conjuntamente entre prefeitura municipal e a Emater-PB, escritório local, começou com a recepção aos agricultores familiares. Também foi realizada a entrega da unidade de Beneficiamento de Leite de Cabra e do tanque de resfriamento de leite com capacidade para 1.000 litros.

Na ocasião, aconteceu uma demonstração para autoridades, agricultores e convidados de como produzir ensilagem, seguido de distribuição de raquetes de palma resistente à cochonilha-do-carmim e sorgo, e uma exposição de produtos agroecológicos.

Após a entrega oficial do prédio por parte do prefeito Pedro Correia, os participantes do evento acompanharam demonstração de produção de silagem. Em seguida, houve uma palestra sobre prática de inseminação artificial. Os eventos contaram com a participação do coordenador regional da Emater em Serra Branca, Walmir Azevedo.

Os participantes conheceram equipamentos adquiridos por meio do Programa Pró-INFO (enciladeira, enfardadeira, debulhadeira de grãos e boma). Também foi assinado termo de comodato e cessão de uso de prédios públicos em favor das associações rurais, com apresentação da nova diretoria da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Caraúbas.

Além de torneio de futebol, durante a festa aconteceu cavalgada da emancipação com um percurso de 13 km, com saída do povoado de Campos com a Bênção dos Vaqueiros.