João Pessoa
Feed de Notícias

Escritora lança livro “Amenidades Poéticas” na Fundação José Américo

quinta-feira, 7 de abril de 2011 - 10:31 - Fotos: 

A professora e escritora Magna Celi lançará o seu sexto livro, “Amenidades Poéticas”, no próximo dia 14, às 18h, na Fundação Casa de José Américo. O lançamento é mais uma realização cultural conjunta, entre autor e FCJA, visando conceder todo apoio e infraestrutura necessárias para que artistas possam divulgar seus trabalhos através de eventos culturais.

No livro, que consta de 414 páginas e selo da Editora Universitária, a autora distribuiu 226 poemas, onde ela diz que “buscou somar o imprevisto, o sonhado, o saudoso, o fortuito, ao previsto, ao real, ao presente, ao esperado. Fiz, dos versos, um  jogo lúdico (…). Os versos, para mim, são como uma pintura cujos painéis encontram seus cenários na fonte do conhecimento armazenado, na inspiração dos sonhos recorrentes na memória visual, auditiva e olfativa, nos flashes do cotidiano curioso, insólito ou prazeroso”.

O poeta e escritor paraibano José Leite Guerra, que assina o prefácio, destaca que “Magna é vibrante e não trans (forma) a forma em fôrma, porque no elaborar de sua arte literária deixa evadir-se o obscuro e transparecer a luminosidade de seu espírito criador. Lida com a simplicidade: difícil ofício de exprimir o vendaval em calma brisa…” Conclui dizendo que é um “livro que deve ser lido, refletido e saboreado como quem descansa os olhos num plácido lago, despoluído, como quem se alimenta de luminosidade sem manchas”.

A professora e crítica literária Neide Medeiros Santos assina a contracapa e ressalta que Magna Celi “optou por escrever versos. Encontram-se poemas com rima, métrica, e há alguns mais livres que fogem do tradicionalismo formal, mas todos perfilados na categoria de poemas (…) Magna Celi, certamente, gostaria de repetir as palavras de Drummond: a poesia inunda a minha vida inteira”.

A autora – Natural de Esperança, Magna Celi Meira de Souza, é mestre em Literatura Brasileira e professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba. Poetisa e pesquisadora, teve já cinco livros de poesias publicados: ‘Caminhos ou descaminhos’; ‘Sangue e luz’;  ‘Passeio no varal Poemas místicos’; além de ‘Misticismo e fanatismo na literatura de cordel’  (pesquisa e análise).