Fale Conosco

3 de fevereiro de 2015

Escritor ministra oficina de criação literária



Depois de passar por seis capitais brasileiras, o escritor Marcelino Freire traz a João Pessoa o projeto “Quebras – oficina de criação literária”. A atividade acontece de 23 a 25 de fevereiro, das 14h às 18h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, sala 4, mezanino 2, rampa 1. A participação é gratuita e as inscrições devem ser solicitadas por e-mail todasasquebras@gmail.com. As vagas são limitadas.

O projeto é uma realização do programa Rumos Itaú Cultural e conta com apoio do Governo do Estado por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). A ação já esteve presente em Teresina (PI), Belém (PA), Vitória (ES), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Goiânia (GO).

Em cada cidade visitada acontece uma oficina literária, na intenção de trocar palavras e ideias com os poetas, prosadores, cronistas e romancistas locais. O curso é aberto ao público, gratuito e contempla todos os gêneros literários. A intenção do projeto, de acordo com os organizadores, é ficar na memória coletiva, celebrando a literatura e toda a arte que está presente em todos os lugares.

Ao todo, 15 capitais brasileiras receberão o projeto. Os registros obtidos por meio de fotografias, vídeos e escritos vêm sendo agrupados no site www.quebras.com.br. Ao final de tudo, o material reunido em cada local resultará em um livro a ser publicado com patrocínio do Rumos Itaú Cultural.

Quebras – O projeto Quebras, contemplado com o Edital do Rumos Itaú Cultural, tem a criação, curadoria e produção de Marcelino Freire, com assistência e co-produção de Jorge Filholini. Participam ainda do projeto, Bruno Brum e Mozart Brum.

Marcelino Freire – Marcelino Freire é escritor. Nasceu em 1967 em Sertânia (PE) e vive em São Paulo desde 1991. É autor, entre outros, de “Angu de Sangue” (contos, Ateliê Editorial, 2000), “Contos Negreiros” (Record, 2005) e “Nossos Ossos” (romance, Record, 2013). É também curador e curador da Balada Literária, evento que acontece anualmente desde 2006 no bairro paulistano da Vila Madalena.

Jorge Filholini – Nascido em São Paulo em 1988 e radicado em São Carlos, interior paulista. Graduado em Letras, é escritor, jornalista e editor e fundador, ao lado de Vinícius de Andrade, do site Livre Opinião – Ideias em Debate. Prepara a publicação de seu primeiro livro de contos, “Fome de Cão”. É assistente e co-produtor do Quebras.

Bruno Brum – Nasceu em Belo Horizonte (MG) em 1981 e hoje vive em São Paulo. É poeta e designer gráfico. Publicou, entre outros, o livro “Mastodontes na sala de espera” (2011). Portfólio online: www.br1design.com.br

Mozart Brum – Nasceu em Monte Santo de Minas (MG), em 1986. Hoje vive em São Carlos, onde atua como desenvolvedor de softwares.

Serviço:

Quebras – Oficina de Criação Literária

Ministrante: Marcelino Freire (PE)

Vagas: 20

Data: 23 a 25 de fevereiro

Horário: 14h às 18h

Local: Espaço Cultural José Lins do Rego, sala 4, mezanino 2, rampa 1.

Entrada: gratuita

Inscrições por e-mail todasasquebras@gmail.com

Site: www.quebras.com.br