Fale Conosco

8 de agosto de 2012

Escolas paraibanas participarão de pesquisa internacional sobre ensino e aprendizagem



Escolas da rede estadual paraibana estão inseridas na Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), que ocorrerá no Brasil e em 31 países. A pesquisa é coordenada internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e em âmbito nacional pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Cerca de 1000 escolas farão parte da pesquisa em 2012. Na Paraíba, a pesquisa terá a participação de técnicos da Subgerência de Estatística, sob a orientação do MEC/Inep e coordenação da Secretaria de Estado da Educação (SEE), e contará com a participação de 38 escolas, sendo 18 da rede estadual de ensino, 19 da rede municipal e uma da rede privada.

O secretário de Educação, Harrison Targino, ressaltou a importância  da participação das escolas paraibanas na pesquisa para que possa comparar o resultado com outras escolas do Brasil e do mundo. “A análise dos dados internacionais permitirá que os países participantes identifiquem desafios e aprendam com as políticas públicas adotadas em outros locais. Com essa iniciativa conheceremos a opinião dos professores, que desempenham papel fundamental no processo da educação”, disse.

Talis - Conduzida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem – Talis (em inglês, Teaching and Learning International Survey) é a primeira de âmbito internacional, tendo como foco principal o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho que as escolas oferecem aos professores das séries finais do ensino fundamental regular (6º ao 9º ano ou 5ª a 8ª série). A pesquisa Talis faz parte do programa de Indicadores dos Sistemas Educacionais Nacionais (Ines), criado com o objetivo de aprimorar os sistemas de coleta de dados dos países membros da OCDE.

Países participantes - Além do Brasil, já confirmaram participação na pesquisa Talis a Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, Croácia,  Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Estônia, República Tcheca, Finlândia, França, Inglaterra, Itália,  Islândia, Israel, Japão, Coreia do Sul, México, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia, Letônia, Sérvia e Singapura.

Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no sítio: talis.inep.gov.br