Fale Conosco

20 de abril de 2011

Escolas já podem inscrever alunos para o Parlamento Jovem 2011



Estão abertas até o dia 20 de junho as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro 2011 (PJB). Alunos das escolas públicas e privadas, que tenham entre 16 e 22 anos e estejam matriculados e frequentando regularmente o segundo ou terceiro ano do ensino médio podem se inscrever. Quem já participou de outra edição do parlamento não pode se inscrever.

O PJB tem como objetivo possibilitar a estudantes a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Os alunos interessados devem elaborar um projeto de lei dentro das seguintes áreas temáticas: Agricultura e Meio Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Os projetos devem ser entregues na diretoria das escolas. O próximo passo é preencher o formulário disponível no site: http://www2.camara.gov.br/responsabilidade-social/parlamentojovem.

Os alunos serão pré-selecionados pela Secretaria de Educação do Estado e seus projetos serão encaminhados para o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), que encaminhará os projetos à Câmara dos Deputados, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa da Câmara irá escolher os projetos participantes. O número de representantes por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais, assim, a Paraíba contará com dois deputados jovens.

Os alunos selecionados irão para Brasília com todas as despesas pagas, entre os dias 26 a 30 de setembro deste ano, para vivenciar por cinco dias, junto com jovens de todo o Brasil, o dia-a-dia de um deputado.

 

Em sua oitava edição, o PJB já contou com a participação de 546 jovens parlamentares. A partir da experiência da imersão parlamentar, os jovens criam projetos de lei próprios, que passam por simulação de todas as etapas do processo legislativo. Mais informações podem ser conseguidas com a Gerência de Ensino Médio e Educação Profissional pelo telefone 3218-4044/4039.