Fale Conosco

24 de maio de 2012

Escolas estaduais participarão das Conferências Infantojuvenis pelo Meio Ambiente



O secretário de Estado da Educação, Harrison Targino, recebeu na quarta-feira (23) o consultor do Ministério da Educação, Cristiano Cunha, para discutir a realização da 4ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente nas escolas da rede estadual de ensino da Paraíba. Durante a reunião, o consultor apresentou ao secretário detalhes da realização da conferência, que acontecerá a partir de julho nas escolas.

“A rede estadual de ensino estará engajada na mobilização da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e a orientação é que possamos aproveitar esse momento em que se discute a questão ambiental em torno da Conferência Rio+20, para mobilizarmos professores, alunos e familiares para a temática do meio ambiente, desenvolvimento sustentável e construção da escola sustentável”, destacou o secretário da Educação Harrison Targino.

Nesta primeira visita foram discutidas a orientação e o acompanhamento das ações da conferência. “Estamos realizando as primeiras visitas com o intuito de estreitar os laços com os estados para começar a realizar as etapas das conferências. Agora estamos na discussão e articulação da COE – Comissão Organizadora Estadual e também destravando questões financeiras para começarmos as etapas da conferência”, explicou Cristiano Cunha.

A educação ambiental é uma temática importante trabalhada nas escolas da rede estadual de ensino. Na Escola Estadual de Ensino Fundamental São Rafael, em João Pessoa, a educação ambiental acontece por meio da conscientização. “Nós desenvolvemos um trabalho de conservação do patrimônio da escola e de educação ambiental mostrando aos nossos alunos que não devem jogar lixo no Rio, já que estamos localizados próximo ao Rio Jaguaribe”, contou Rui Carlos Dias, diretor da escola São Rafael. A escola possui 110 alunos do 1º ao 5º ano e também a Educação de Jovens e Adultos (Eja) no turno da noite.

“Algumas atividades da conferência acontecerão nas Gerências Regionais de Educação (GRE) e nas escolas para que possamos nos somar numa mobilização que é do mundo, do meio ambiente em favor da sobrevivência da nossa própria espécie”, ressaltou o secretário Harrison Targino.

Realizada desde 2003, a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente acontece a cada dois anos nas escolas estaduais e municipais em todo o país e tem como objetivo dialogar as questões ambientais nas escolas. O tema a ser debatido na conferência deste ano será “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”, que discutirá a sustentabilidade na gestão, no currículo e na infraestrutura. “Não queremos defender a educação ambiental como disciplina específica no currículo da escola, mas sim como uma discussão interdisciplinar e transversal, na qual os professores de todas as disciplinas são responsáveis por essas questões”, esclareceu Vitória Régia Sousa, coordenadora das ações de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Rio+20 – A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.