João Pessoa
Feed de Notícias

Escolas estaduais participam de feira cultural no Sertão

sexta-feira, 30 de maio de 2014 - 15:42 - Fotos:  Secom-PB

 A feira acontece em quatro polos, envolvendo 15 municípios e as 62 escolas que fazem parte da 9ª GRE. O evento aconteceu em Cajazeiras na última quarta-feira (28); nesta sexta-feira (30) está na cidade de São João do Rio do Peixe; no dia 4 de junho, será em São José de Piranhas, e no dia 6, em Uiraúna.

A feira é um momento de socialização das boas práticas desenvolvidas dentro das nossas escolas estaduais com o objetivo de tornar a escola um lugar prazeroso para combater, além da violência, a evasão escolar”, explicou a gerente da 9ª GRE, Maria do Socorro Delfino.

A abertura da feira, em Cajazeiras, contou com apresentações culturais que abordaram temas transversais, desfile para escolha da mais bela roupa reciclada, além de exposição de stands com o festival de projetos pedagógicos das escolas estaduais da região. As escolas vencedoras receberam como prêmios geladeiras, fogões, mesas para reunião, cadeiras giratórias, conjunto de lixeiras recicláveis e celulares. Este ano, um dos temas de maior interesse de alunos e professores foi o uso das novas tecnologias, abordando os tablets utilizados em sala de aula e as aulas de robótica.

Realizamos esse projeto desde 2011 para dar visibilidade aos projetos desenvolvidos nas nossas escolas e promover o enfrentamento à violência e às drogas. Este, ano estamos ampliando este tema abordando também a questão do meio ambiente e da sustentabilidade”, destacou a gerente da 9ª GRE, que conta com parcerias na premiação às escolas. “Além do apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Educação, contamos também com parceria das prefeituras, o comércio em geral e empresários locais”, contou a gerente.

Além das tendas das escolas, na feira também foram oferecidos serviços pelo 6º DPM, que prestou orientações sobre o funcionamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A Secretaria de Saúde do Município prestou atendimentos de verificação da pressão arterial e da glicose, expedição do cartão do SUS e vacinação e o Corpo de Bombeiros levou à população esclarecimentos sobre os primeiros socorros.

Nesta sexta-feira (30), em São João do Rio do Peixe, a feira conta também com a Jornada Produtiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater), devido ao grande número de agricultores e escolas rurais na região.