João Pessoa
Feed de Notícias

Escolas estaduais da Zona Sul realizam mostra de projetos

sábado, 30 de novembro de 2013 - 12:12 - Fotos:  Diego Nóbrega

Onze escolas estaduais que integram o Centro Estadual de Educação da Zona Sul (Ceesul) realizaram a primeira edição da exposição “Ceesul mostra suas ações”. O evento aconteceu nessa sexta-feira (29), na Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa, no bairro Ernani Sátiro, em João Pessoa. Na ocasião, cerca de dois mil alunos reuniram-se para apresentar mais de 30 trabalhos desenvolvidos nas unidades de ensino durante o ano letivo de 2013.

De acordo com o diretor presidente do Ceesul, Edmilson Cardoso, o objetivo da mostra é integrar as escolas estaduais da Zona Sul e, ao mesmo tempo, apresentar as atividades realizadas neste ano. “A mostra é importante para a melhoria da qualidade de ensino, como também o incentivo à aprendizagem e trazer o alunado para dentro da escola, juntamente com a comunidade escolar, diminuindo a evasão escolar e mostrando a parceria de crescimento integrado de uma escola a outra”, afirmou o diretor, que também é gestor da Escola Estadual Débora Duarte.

Durante a mostra, mais duas escolas estaduais, Concita Barros e Cônego Francisco, assinaram o termo de adesão ao Centro. “Nosso objetivo é realizar, todo mês, um evento diferenciado para aprimorar a qualificação da educação paraibana. O primeiro evento foi a Mostra de Alimentação, que ocorreu na Escola Estadual Débora Duarte. Cada evento será realizado numa escola diferente até fecharmos o ciclo”, salientou Edmilson Cardoso. “O Ceesul é o primeiro centro que integrou as escolas por região na Paraíba. Este é o início de uma educação que quer ir mais longe”, disse.

Durante o evento, houve apresentação da banda marcial da Escola Estadual Débora Duarte e o lançamento da banda marcial da Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa.

Mostra – A gerente da 1ª Regional de Educação, Wleica Aragão, destacou que o evento e o Centro foram iniciativas dos diretores da Zona Sul da cidade. “São 11 escolas reunidas, partilhando o conhecimento. O Ceesul foi criado e eles estão partilhando, construindo e se ajudando. Então, a importância dessa mostra de hoje é enorme porque houve união e isso nos dá uma alegria muito grande”, afirmou.

O diretor da Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa, Guilherme Rodrigues, ressaltou a importância da troca de experiências entre as escolas do Ceesul. “A finalidade maior é integrar as escolas dentro das regiões, fazendo com que elas se fortaleçam e troquem experiências, ajudando uma à outra”, afirmou.

O estudante Arthur Kardc Oliveira, que estuda a 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Cineasta Linduarte Noronha, realizou junto aos colegas o projeto Lógica Mente. “Nós estamos aprendendo e ensinando lógica por meio de jogos no tablet. Assim, fica mais fácil aprender e entender a matéria”, afirmou.

Já o estudante Anderson Martins, da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa, fez um cover de Patativa do Assaré para apresentar o projeto Literatura de Cordel em sala de aula. “Fiz isso para mostrar o trabalho do poeta e cantor Patativa do Assaré para os estudantes. Percebi que depois disso, os meus colegas se mostraram mais interessados por ele”, contou.

A professora e coordenadora do programa Mais Educação da Escola Estadual Capistrano de Abreu, Eliane Leite, disse que os estudantes mostram grande interesse durante as oficinas. “Oferecemos oficinas de letramento, matemática, judô, dança, capoeira e futebol na escola no contra turno das aulas. Percebemos que os estudantes gostam bastante de participar das oficinas, pois eles podem desenvolver seus dons e potencializar o leque de aprendizado interdisciplinar”, disse.

Escolas – A primeira edição do “O Ceesul mostra suas ações” contou com trabalhos que abordaram temas como ciências e tecnologia, literatura de cordel, prevenção do bullying e enfrentamento às drogas, meio ambiente, identidade e rádio comunitária, enfrentamento à violência, memorial e visitando a comunidade escolar.

As escolas que integram o Ceesul são:

Escola Estadual Capistrano de Abreu

Escola Estadual Cineasta Linduarte Noronha

Escola Estadual Gustavo Capanema

Escola Estadual Governador Antônio Mariz

Escola Estadual Professor Paulo Freire

Escola Estadual Professora Débora Duarte

Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa

Escola Estadual Professora Carmelita Pereira Gomes

Escola Estadual Joaquim Nabuco

Escola Estadual José do Patrocínio

Escola Estadual Presidente Costa e Silva