Fale Conosco

5 de junho de 2014

Escolas da rede estadual realizam Caminhada pela Paz em João Pessoa



Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Olivina Olívia participaram nesta quarta-feira (4) do lançamento do projeto “Educação pela Paz nas Escolas”. O projeto pretende combater a violência para que não seja necessária a presença de policiais dentro das escolas, segundo explicou a diretora do Lyceu Paraibano, Telma Medeiros.

A caminhada pela paz começou no Lyceu, percorreu a Escola Estadual Olivina Olívia, seguiu pelo Instituto de Educação da Paraíba e terminou na Escola Professora Argentina Pereira Gomes. Em cada escola, os alunos encontravam-se e faziam apresentações culturais, entre danças, coral e teatro envolvendo o tema.

Foram abordados temas como racismo, bullying, homofobia e como eles são tratados nas disciplinas dentro da sala de aula para que seja instaurada uma cultura de paz. Os próprios alunos desenvolvem as ideias, confeccionam as faixas, dançam, representam e subiram no carro de som pedindo paz.

O aluno Ricardo Ferreira, do 1º ano do Lyceu, acredita que a caminhada é de grande valor, pois cativa e incentiva as pessoas a praticarem a paz. No próximo dia 11, será realizada outra ação pela paz no Ponto de Cem Réis envolvendo 70 escolas estaduais e municipais.