Fale Conosco

19 de março de 2015

Escolas da rede estadual promovem debate sobre gravidez na adolescência



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, promove, entre os dias 24 e 27 deste mês, uma série de ações pedagógicas junto às escolas estaduais da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em João Pessoa. A programação contempla rodas de conversas sobre o tema “Gravidez na adolescência”. A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

A ação tem como público-alvo os alunos e alunas do ensino médio, bem como profissionais das escolas. Serão realizados oito encontros, sendo um com estudantes e outro com educadores nas seguintes escolas: Professor José Baptista de Melo, Escritor José Lins do Rêgo, no Centro Prof. Dep. Antônio Cabral (CPDAC), Alice Carneiro.

A gerente executiva da Diversidade e Inclusão, Nínive Fonseca, lembra que um dos motivos da evasão escolar é a gravidez não planejada durante a formação educacional. “Pensamos em montar uma ação com duas frentes: conversa com alunas e alunos, para orientá-los sobre prevenção e também ensiná-los a lidar com a situação da gravidez, sensibilizando-os para que desenvolvam uma relação de respeito, visto que as alunas grávidas e os alunos que serão pais sofrem discriminação da própria comunidade estudantil”.

Outra linha de atuação prevê a participação dos educadores. “A outra frente é a conversa com os educadores que tem o objetivo de orientar para garantir que eles criem mecanismos para apoiar estudantes nessa situação. A escola tem que ser sensível, incentivando a aluna e o aluno a concluírem os estudos e também retornarem quando a criança nascer”, complementou Nínive.

Calendário de palestras:

24/03/2015 das 9h às 12h na E EEFM Professor José Baptista de Melo

25/03/2015 das 14h às 17h na EEEFM Escritor José Lins do Rêgo

26/03/2015 das 9h às 12h no Centro Prof. Dep. Antônio Cabral (CPDAC)

27/03/2014 das 9h às 12h na EEEIEFM Alice Carneiro