João Pessoa
Feed de Notícias

Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas realizam Semana de Acolhimento

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 - 18:48 - Fotos: 

Começou nesta terça-feira (23) o acolhimento dos alunos da rede estadual de ensino nas Escolas Cidadãs Integrais e Escolas Cidadãs Integrais Técnicas. A iniciativa, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), apresenta o projeto para estudantes, pais, responsáveis e a comunidade em geral. O acolhimento segue até a próxima sexta-feira (26).

Na terça e quarta-feira, o acolhimento ocorrerá, de forma oficial, nas escolas: Padre Hildon Bandeira (João Pessoa), Heliton Santana (Santa Rita), Escola Técnica Estadual de João Pessoa e Francelino de Alencar Neves (Itaporanga). Na quarta, às 17h30, acontece o acolhimento dos pais ou responsáveis. Já as escolas: Nenzinha Cunha Lima (Campina Grande), Antônio Batista Santiago (Itabaiana), Escola Técnica Estadual de Bayeux e Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape terão acolhimento até sexta-feira.
Durante o acolhimento, são criadas as primeiras bases para o estabelecimento do vínculo entre os estudantes e a equipe escolar, estimulando a vontade de fazer parte da escola, a partir da confiança no projeto que será desenvolvido. Os estudantes são estimulados a pensar sobre o papel que lhes cabe como protagonistas de suas vidas, como agentes ativos de transformação e renovação da sociedade.

“A equipe também trabalha a necessidade de fazer o aluno pensar que ele não é só espectador da vida, mas sim um promotor das próprias ações, focando na iniciativa, autonomia e liberdade”, explicou Herbert Gomes, gerente operacional de acompanhamento do Ensino Médio, da SEE.

Segundo ele, o objetivo principal do acolhimento é fazer com que os estudantes reflitam sobre seus sonhos, seus valores e o que pensam sobre o futuro que irão construir. Alinhado aos resultados da análise de questionários socioeconômicos, o acolhimento aponta diretrizes importantes para o planejamento e para a execução do Plano de Ação da escola.