João Pessoa
Feed de Notícias

Escola Técnica Estadual de João Pessoa inicia aulas do Projeto Qualifica-PB

quarta-feira, 14 de outubro de 2015 - 12:12 - Fotos:  Delmer Rodrigues

As aulas da Escola Técnica Estadual de João Pessoa foram iniciadas nessa terça-feira (13). A unidade disponibiliza o curso de qualificação profissionalQualifica-PB para alunos que cursam o 1º ano do ensino médio. As aulas acontecem uma vez por semana, das 14h às 17h. Foram ofertadas 240 vagas para alunos das escolas públicas. Os alunos interessados ainda podem fazer a inscrição na secretaria da ETE, localizada na Av. Hilton Souto Maior, em Mangabeira.

O gerente executivo de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação, Américo Falcone, afirmou que este é um projeto piloto no Brasil. “Ao terminar o 3º ano, o aluno já terá uma qualificação profissional, ele estará preparado para o mercado de trabalho e também para a prova do Enem”, ressaltou.

A estrutura de conteúdo do curso será a seguinte: Semestre 1 – Suporte para Formação Profissional; Semestre 2 – As Empresas e os Indivíduos; Semestre 3 – As Ações dos Indivíduos no Ambiente Profissional e Semestre 4 – As Formações e Atividades por Eixo Tecnológico.

Quando a capacitação atingir o terceiro semestre, o aluno escolhe o curso para o qual vai destinar a formação específica, as opções são: operador de telemarketing, assistente administrativo, recepcionista de hospedagem, fotógrafo, técnico em logística e desenvolvedor de jogos digitais. Ao final do 3º ano do ensino médio, os alunos receberão um certificado de formação profissional concedido pelo MEC.

O professor Remo Dantas disse que o curso vai preparar o aluno para ser empreendedor, ou seja, ter empresas e gerar empregos. A estudante Bruna Nunes da Escola Estadual Luiz Ramalho está cheia de expectativas para o curso e diz que pretende evoluir a cada ano e cursar Fotografia.